DIARIO ECONôMICO » Bancos e cooperativas

por Pedro Ivo Bernardes
diarioeconomico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 09/07/2024 03:00

O pós-pandemia foi marcado pelo fechamento de agências bancárias no Brasil. Segundo levantamento da Ável Investimentos, os cinco maiores bancos do país (Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica) fecharam quase 3 mil agências no pós-pandemia. Parte desse fenômeno se explica pela migração para os serviços digitais durante a pandemia da Covid-19. Mesmo de pessoas que eram refratárias à utilização desses canais. Em Pernambuco 48 agências deixaram de  funcionar.

De acordo com o diretor da Febraban Rodrigo Mulinari, responsável pela pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, sete em cada dez operações bancárias são realizadas hoje por meio do mobile bank, mas as agências bancárias ainda cumprem um papel importante. Ele explica que na hora de fechar contratos de seguros ou financiamentos, os clientes ainda preferem fazer isso na agência, olho no olho. Isso vem fazendo as agências mudarem de formato, se tornando mais unidades multiuso que agências com baterias de caixa.

Na contramão desse movimento nacional, a Sicred - Sistema de Crédito Cooperativo promete ampliar para 110 o número de agências somente em Pernambuco, o que coloca o estado como detentor da segunda maior rede de cooperativas de crédito do Nordeste.
 
McDia Feliz beneficia instituição pernambucana
O GAC-PE - Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer, será uma das instituições beneficiadas pelo projeto McDia Feliz, promovido pelo Instituto Ronald McDonald. O evento será realizado no próximo dia 24 de agosto, quando toda a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac será revertida a 49 instituições do Brasil focadas na oncologia pediátrica.
 
Polo de Saúde
Sudene e Hemobrás assinaram um convênio para fomentar o desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde no Nordeste, criando sinergias e adensamento a cadeia produtiva de fornecedores, com ampliação da geração de emprego e renda.
 
Nova carreira
Voltado a quem pensa em mudar de carreira, o Unit-PE realiza, de 15 a 27 de julho, na sede da instituição,na Imbiribeira, um Masterclass com mais de 20 minicursos gratuitos com especialistas em diversas áreas. Inscrições no site.
 
Brasil é o sexto país que mais perderá milionários
Donos do dinheiro estão deixando o Brasil e o país será o sexto do mundo com maior número de imigrantes milionários, segundo pesquisa da consultoria Henley & Partners. O advogado licenciado em imigração para os EUA Vinícius Bicalho, da Bicalho Consultoria Legal, destaca que segundo a pesquisa, 800 brasileiros com patrimônio superior a US$ 1 milhão deixarão o país.