"É preciso ousadia" no turismo de Pernambuco Segundo Osvaldo Matos, ex-diretor da Embratur, setor no estado apresenta falhas crônicas, tanto na questão da infraestrutura quanto na da segurança

Publicação: 03/12/2024 03:00

Pernambuco, com sua rica história, praias paradisíacas e cultura vibrante, possui um potencial turístico incomparável. No entanto, a realidade expõe falhas crônicas nas políticas públicas voltadas para o setor, especialmente no que tange à infraestrutura e à segurança. Esse contexto tem prejudicado o estado, afastando turistas internacionais e até mesmo visitantes de grandes centros brasileiros.

Osvaldo Matos, ex-diretor de Marketing, Inteligência Competitiva e Relações Públicas da  Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), falou sobre algumas medidas importantes para solucionar essa realidade.

“É preciso pensar grande e adotar uma abordagem ousada e estratégica. Primeiro, investir em infraestrutura de padrão internacional, especialmente em áreas estratégicas como o litoral sul, criando uma zona de turismo com transporte eficiente, conectividade e segurança. Segundo, desenvolver equipamentos turísticos inovadores, como um parque temático, um museu subaquático, ou até um super parque aquático”, sugere.