Serasa: 2,6 milhões em PE devem sem saber
Deste total, cerca de 930 mil pessoas já estão negativadas. Segundo levantamento da empresa, os consumidores nunca consultaram o próprio CPF
Thatiany Lucena
Publicação: 26/03/2025 03:00
![]() | |
Aproximadamente um milhão de pessoas limpariam o nome com menos de R$ 100 |
Um levantamento realizado pela Serasa aponta que 2,6 milhões de pernambucanos estão endividados e não sabem disso, pois nunca consultaram o próprio CPF. Do total, cerca de 930 mil já estão negativados, ou seja, os seus nomes constam em cadastro de inadimplentes. Entre os estados do Nordeste, Pernambuco é o segundo estado com maior número de endividados, atrás apenas da Bahia, onde 3,6 milhões de pessoas não conhecem a sua situação financeira.
O especialista em educação financeira da Serasa, Rodrigo Costa, destaca que o dado alarmante reflete a falta de informação das pessoas no Brasil, que não têm como prioridade a educação financeira. Ainda segundo Costa, esse déficit vem desde a educação de base nas escolas. “As pessoas não crescem aprendendo como administrar o dinheiro e, consequentemente, elas não sabem direito como acessar as informações”, destaca. Ainda de acordo com ele, muitas pessoas acabam não se informando porque não sabem que é possível consultar o CPF/CNPJ de forma gratuita pela Serasa.
De acordo com o especialista, a maioria dos endividados só descobre que está com o nome sujo no momento quando precisa fazer um financiamento, seja comprar um carro ou uma casa e acaba sendo impedido. Em Pernambuco, aproximadamente um milhão de consumidores conseguiriam limpar o nome com menos de R$ 100. “Essas dívidas geralmente são residuais, por exemplo, de conta telefônica que o consumidor cancela o plano no meio do mês e gera um proporcional que ele esquece que será cobrado; anuidade de cartão de crédito cancelado, quando a pessoa cancela e esquece que vai receber essa taxa. São dívidas pequenas que vão acumulando juros até negativar o consumidor ”, demonstra o especialista.
De acordo com a Serasa, 57 milhões de brasileiros estão endividados e não sabem disso. Desse total, 19 milhões de pessoas já estão negativadas e também desconhecem essa situação. A Serasa aponta que, muitas vezes, o consumidor acaba negligenciando a situação e descobrindo de forma tardia.
NOME LIMPO
Para verificar se o nome está limpo ou não, o consumidor deve pesquisar a situação do CPF em portais ou aplicativos dos serviços de proteção ao crédito, como o SPC, e da Serasa. Presencialmente, também é possível verificar em qualquer uma das 10 mil agências dos Correios do Brasil. A negociação e a consulta de dívidas estarão disponíveis até 31 de março.
Além disso, o Serasa Limpa Nome oferece serviços de negociação de dívidas com descontos de até 99% nos valores devidos, de acordo com a plataforma. Para acessar, o interessado deve entrar no site ou no aplicativo do Serasa Limpa Nome ou pelo WhatsApp, no número (11) 99575-2096. (Com Estadão Conteúdo)