Indústria registra perda de 1,3% em cinco meses Desde o período de fevereiro a julho de 2015 o setor não completava este tempo sem expansão. Dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada pelo IBGE

Publicação: 03/04/2025 03:00

A produção da  indústria brasileira recuou 0,1% em fevereiro ante janeiro de 2025. O setor não completava cinco meses sem expansão desde o período de fevereiro a julho de 2015. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos cinco meses sem crescimento, a produção industrial acumulou uma perda de 1,3%: outubro de 2024 (-0,2%), novembro (-0,7%), dezembro (-0,3%), janeiro (0,0%) e fevereiro (-0,1%).

Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, André Macedo, a perda de fôlego está relacionada a uma série de fatores, como a redução no nível de confiança das famílias; a política monetária restritiva, com elevação da taxa de juros; a questão do câmbio pressionando custos de produção; e a inflação de alimentos, que “impacta de forma mais direta a renda disponível das famílias”.

Na passagem de janeiro para fevereiro, a ligeira queda de 0,1% na produção industrial nacional foi decorrente de perdas em 14 dos 25 ramos pesquisados. A principal influência negativa partiu de produtos farmacêuticos (-12,3%). (Estadão Conteúdo)