Quase 60% dos brasileiros compram menos comida Entre os mais pobres, esse percentual aumenta para 67% e uma em cada quatro pessoas não tem alimentos suficientes em casa. Dados são do Datafolha

Thatiany Lucena

Publicação: 15/04/2025 03:00

Com o impacto da alta da inflação, 58% dos brasileiros passaram a comprar menos alimentos do que antes, de acordo com pesquisa do Datafolha, divulgada no último domingo. Entre os mais pobres, esse percentual sobe para 67%. Ainda de acordo com a pesquisa do Datafolha, um em cada quatro brasileiros (25%) afirmou ter menos alimentos que o necessário em casa. Já para 6 em cada 10, a quantidade é suficiente, apenas 13% dizem ser mais do que o necessário.

Com isso, para o economista e planejador financeiro, Danilo Miranda, os consumidores passaram não apenas a procurar marcas mais baratas, mas também a fazer substituições. “Começa a ficar numa situação em que as famílias reclamam de não ter o suficiente”, destaca, com isso as pessoas começam a fazer essa troca do consumo em outros aspectos da rotina.

Segundo o levantamento do Datafolha, além das mudanças de hábitos de consumo, as pessoas passaram a adotar outras medidas para economizar. A mais comum, segundo a pesquisa, foi diminuir o consumo de água, luz e gás. Segundo o levantamento, 50% diz ter seguido esse caminho. Além disso, buscar outra fonte de renda foi a saída para 47%, já 36% diz ter reduzido a compra de remédios, 32% afirma que deixou de pagar dívidas e 26%, que deixou de pagar contas de casa.

Ainda segundo Miranda, o aumento da inadimplência é um dos principais riscos diante das medidas adotadas pelos consumidores. “Quando você começa a ver esse tipo de pressão sobre os preços de alimentos, e as pessoas começam a deixar de pagar as suas dívidas, isso preocupa, porque o risco é de aumento na inadimplência”, afirmou.

O Datafolha ouviu 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

PÁSCOA
Segundo pesquisa do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) através do Núcleo de Inteligência de Mercado, 33,84% dos entrevistados não pretendem comprar nenhum tipo de chocolate. Dos demais que afirmaram que vão seguir a tradição da Páscoa, 38% vão optar por barras de chocolate e 25% irão comprar os tradicionais ovos. O estudo entrevistou 786 pessoas em diversos espaços públicos da Região Metropolitana do Recife entre os dias 20 de março e 3 de abril.