DIARIO ECONôMICO » Sem reserva financeira

por Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 17/04/2025 03:00

A maioria dos nordestinos bancarizados (que possui ao menos uma conta em instituição bancária) não possui nenhuma reserva financeira, seja para aquisição de um bem de valor mais elevado ou para situações de emergência. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, encomendado pela 99Pay (conta digital da plataforma 99), revela que 76% dos nordestinos se enquadram nessa situação.

O estudo aponta ainda que 70% dos correntistas admitem terem recorrido ao crédito pessoal no último ano. Esse modelo de crédito, em geral, apresenta taxas de juros bem menos draconianas que outras modalidades como o cartão de crédito e o cheque especial. A busca pelo crédito pessoal, de acordo com o levantamento, foi motivada, em sua maioria, por situações emergenciais (39%) e para o pagamento de contas em atraso (36%).

Para 94% dos entrevistados, o empréstimo pessoal contribuiu para a conquista de metas e concretização de projetos. Isso ajuda a explicar porque, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 76,7% das famílias estão endividadas. Vale ressaltar, que há uma diferença entre endividado, que possui dívidas de uma forma mais geral,  e inadimplente, que possui dívidas e não está conseguindo pagar as obrigações.
 
Recife prospecta investimentos em portugal 
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima, desembarca em Portugal no próximo dia 23, onde fica até o dia 27, participando da Brasil Origem Week, maior feira internacional de produtos de origem brasileira. O secretário será um dos palestrantes e leva, na bagagem, os principais ativos econômicos do Recife: inovação, saúde e logística. 
 
IOR inaugura nova sede
O Instituto de Olhos do Recife (IOR) inaugura sua nova sede no próximo dia 24, nas Graças, em paralelo às comemorações do aniversário de 57 anos do Instituto. O investimento incluiu, além da estrutura física, a aquisição de novos equipamentos.
 
Pix recorrente no ar
O Banco Itaú decidiu antecipar o início do Pix recorrente, previsto para ser implantado por completo no próximo mês de junho. Correntistas do banco já podem utilizar a ferramenta digital para o pagamento de despesas fixas, como telefone, água, gás e energia elétrica..
 
Captação de aqué
A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) promove, no próximo dia 23, a formação “Aprenda a captar aqué para sua ONG LGBTQIA+”. Aqué é um termo utilizado pela comunidade LGBTQIA para se referir a dinheiro. O evento, realizado pela Escola de Formação Abong, integra o Projeto Pajubá  e será realizado presencialmente, das 9h às 17h, no espaço Habitat, na Boa Vista.