Oferecer boa experiência é essencial

Publicação: 25/06/2025 03:00

Dentre os pequenos negócios de sucesso, uma característica em comum é a qualidade da experiência do consumidor online e para isso são necessárias ações mais específicas. “Presença digital assertiva, como redes sociais com características profissionais, boa estratégia de tráfego pago e orgânico, ter um trabalho especializado e qualidade no atendimento”, enumera o analista do Sebrae, Eduardo Leopoldo.

Segundo o analista, na experiência do cliente, um atendimento ágil e cortês também é um diferencial, assim como o tempo de resposta adequado.

Além disso, sustentabilidade, personalização, agilidade e experiência de compra são fatores cada vez mais determinantes na decisão do consumidor. “Cada vez mais o consumidor busca o consumo de empresas mais sustentáveis, que possuem preocupação com o meio ambiente. Também os consumidores buscam não mais apenas adquirir um produto ou serviço, mas a experiência de compra é cada vez mais valorizada”, observa o analista.

Ele sugere que pequenos empreendedores adotem práticas sustentáveis, como o uso de embalagens biodegradáveis, e comuniquem bem seus diferenciais. “Entender seu tipo de público (faixa etária, gênero, classe econômica, etc.) faz toda diferença para ser assertivo”, ressalta.