Trump envia mesma carta a 22 países

Publicação: 12/07/2025 03:00

O presidente Donald Trump surpreendeu o Brasil, na última quarta-feira, com uma carta que anuncia taxas de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. No entanto, Trump começou a disparar cartas abertas pela rede social Truth Social na segunda-feira, com mensagem ao Japão. As cartas seguem o mesmo modelo e algumas são iguais, só mudam o nome do país e a porcentagem da tarifa. 

O Correio identificou mais 21 cartas com trechos idênticos ao da carta brasileira. Foram notificados: Myanmar e Laos, com 40%; Tailândia, com 36%; Sérvia, Bangladesh e Canadá, com 35%; Indonésia, com 32%; Argélia, Líbia, Iraque, Bósnia-Herzegovina, África do Sul e Sri Lanka, com 30%; Moldávia, Brunei, Tunísia, Cazaquistão, Malásia, Coreia do Sul, Japão e Filipinas, com 25%. 

Com exceção da carta brasileira, todos os textos iniciam com o cumprimento de que é uma “grande honra” para os EUA enviarem a carta, pois mostra o comprometimento em manter a relação comercial com o país. Já o texto endereçado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia com fala de Trump sobre a relação com Bolsonaro. O Brasil é o país com taxas mais altas no tarifaço do presidente norte-americano. 

Além do Brasil, o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, recebeu uma carta com algumas alterações e uma taxação de 35%. No texto enviado ao vizinho, os Estados Unidos acusam o Canadá de “falhar” no objetivo de deixar o tráfico de fentanil adentrar o solo estadunidense. Em fevereiro, líder dos EUA anunciou tarifas contra Canadá e México. (Correio Braziliense)