Diario na história

Publicação: 01/03/2018 03:00

HÁ 175 ANOS
Quarta-feira, 1º de março de 1843
Escravo Fugido - Fugio no dia 17 passado, uma negra de nação, de nome Roza, alta, dentes abertos, e falta-lhe um no queixo de baixo, tem uma cicatriz na pá direita, levou vestido cor roza, e uma saia já russa; quem a pegar leve na praça da Independencia, loja n.21, de Antonio Felippe da Silva.

HÁ 150 ANOS
O DP não circulou no domingo, 1º de março de 1868. Lia-se no dia 2:
Revista Diaria - Teve hontem, à uma hora da tarde, lugar a abertura solemne da assembléa provincial, com a assistencia de 33 Srs. deputados. Na hora do expediente foi lido o seguinte: Um officio do secretario, accusando a recepção de 50 exemplares dos annaes desta assembléa. Inteirada. Outro do mesmo, communicando que o Exm. Sr.  presidente da provincia comparecerá hoje a uma hora da tarde, para fazer a leitura de seu relatorio - Inteirada.

HÁ 125 ANOS
Quarta-feira, 1º de março de 1893
Municipio do Recife - Constituiu-se hontem o municipio do Recife, que ora entra no goso das regalias constitucionaes. Ao ser proclamada a constituição do municipio, o Sr. Dr. prefeito proferiu uma elegante allocução, congratulando-se com o concelho e com a população do municipio do Recife pelo acto que acabava de ter lugar. (…)

HÁ 100 ANOS
Sexta-feira, 1º de março de 1918
Eleições Federaes - Realizam-se hoje em todo o paiz as eleições para presidente e vice-presidente da Republica no quadriennio 1918-1922. São candidatos, sem competidores, a esses dois elevados cargos, respectivamente, os srs. conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves e Delphim Moreira da Costa Ribeiro.

HÁ 75 ANOS
O DP não circulou na segunda-feira, 1º de março de 1943. Lia-se no dia 2:
Extermínio total da guarnição de Miansk - MOSCOU, 1 - Foi completamente exterminada a guarnição alemã de Miansk, a sudoeste do lago Ilmen. Outras trezentas e duas cidades de menor importância no "front" setentrional foram tambem ocupadas pelas forças soviéticas. A batalha travada pela posse dessas posições durou 8 dias. Morreram 8 mil alemães e outros 1.000 foram capturados pelos exércitos russos.

HÁ 50 ANOS
Sexta-feira, 1º de março de 1968
Grupos de mascarados enchem as ruas, prestigiando promoção do "Diario" - A idéia do DIARIO DE PERNAMBUCO de promover um concurso de máscaras teve ampla ressonância entre os foliões e trouxe às ruas dezenas de grupos de mascarados, ostentando belas fantasias de palhaços, pierrôs, etc. Durante os quatro dias eles percorreram todos os pontos da cidade, sendo que no domingo se concentraram, à tarde, na pracinha, para o julgamento da competição.

HÁ 25 ANOS
Segunda-feira, 1º de março de 1993
PMs no "Camburão" - Quem achava que o Carnaval tinha terminado na Quarta-feira de Cinzas se enganou. Para a felicidade dos foliões mais resistentes, Boa viagem, ontem, ainda viveu um típico dia de Momo diante do desfile do Camburão da Alegria" - primeiro bloco no País criado por policiais militares.