Diario na História

Publicação: 01/06/2018 09:00

HÁ 175 ANOS
Quinta-feira, 1 de junho de 1843
Declaração - Pela subdelegatura da freguezia de S. Pedro Martyr d’Olinda, se faz publico, que na cadeia da dita cidade, existe o preto Joaquim, nação Muçambique, que diz ser escravo de Manoel Chalaça, e que foi recolhido por ser encontrado fora d’oras, e suppor-se fugido; quem ao mesmo tiver direito compareça competentemente habilitado.

HÁ 150 ANOS
Segunda-feira, 1 de junho de 1868
Rio de Janeiro 16 de maio de 1868 - S. M. o Imperador, acompanhado de seus semanarios, visitou hontem a officina de machinas do arsenal de marinha, a serraria a vapor, as obras hydraulicas da Ilha das Cobras, o monitor Santa Catharina, o aviso Fernandes Vieira e o laboratorio pyrotechnico na Armação.

HÁ 125 ANOS
Quinta-feira, 1 de junho de 1893
Telegrammas - RIO DE JANEIRO, 31 de Maio - Telegramma recebido pelo Jornal do Commercio do Rio de Janeiro anuncia que um grupo de federalistas do Rio Grande do Sul atacou a Villa Estrella, commettendo toda sorte de attentados, inclusive ferimentos e mortes. Accrescenta o mesmo telegramma que o coronel Manoel Lantert sahio do Taquary para bater o referido grupo, e que, não o tendo mais encontrado por terem retirado os federalistas, persegue-os.

HÁ 100 ANOS
Sábado, 1 de junho de 1918
Sociedade dramatica 18 de abril - Realisou-se domingo, 26 de maio, a inauguração do vistoso theatrinho sito à Água Fria de Beberibe da “Sociedade dramatica 18 de abril”, com o drama “Esposa e mãe” no qual se destacaram nos papeis de “Alfredo” e “Nicolau” os amadores André de Sá e Herminio Silva, que mereceram os maiores applausos da platéa.

HÁ 75 ANOS
Terça-feira, 1 de junho de 1943
Soldados de infantaria soviética libertam uma vila - Soldados de infantaria do exército russo, depois de expulsarem os invasores germânicos, com uma “ofensiva de deslocamento”, penetram numa vila soviética libertada.

HÁ 50 ANOS
Sábado, 1 de junho de 1968
Conflitos em Roma diante da embaixada francesa - ROMA - Doze policiais e um comandante de bombeiros ficaram feridos e três manifestantes foram hospitalizados após os incidentes da noite de ontem, nas proximidades da Embaixada da França em Roma. Ciquenta pessoas foram detidas.

HÁ 25 ANOS
Terça-feira, 1 de junho de 1993
Líbia permite visita de peregrinos a Jerusalém - Cento e noventa e dois peregrinos líbios que vão visitar Jerusalém por ocasião da Festa do Sacrifício chegaram, ontem, do Egito à cidade de Rafah, na faixa de Gaza, sob ocupação de Israel. É a primeira vez desde  a conquista do setor leste de Jerusalém por Israel em junho de 1967, que cidadãos da Líbia do coronel Kadhafi vão participar em peregrinação à cidade.

Anúncio do dia

HÁ 75 ANOS
Anúncio do medicamento Agripan publicado na edição do dia 1º de junho de 1943.