Olhar sem "alma"

Publicação: 08/02/2015 03:00

Câmeras fotográficas captam as expressões sempre fortes de Putin durante seus pronunciamentos (KIRILL KUDRYAVTSEV/AFP)
Câmeras fotográficas captam as expressões sempre fortes de Putin durante seus pronunciamentos

É conhecida a expressão do ex-presidente americano, George W. Bush, que dizia olhar nos olhos do colega russo e, mesmo assim, ser incapaz de enxergar “sua alma”. Mas o estudo do Pentágono afirma que o olhar indiferente de Putin reflete uma anormalidade neurológica e a incapacidade de captar dicas sociais.

Sua condição significa que Putin demonstraria uma “hipersensibilidade” e “uma forte confiança em respostas diretas, rápidas e frias” ao invés de um comportamento social mais variada, acrescentou.

O Pentágono negligenciou o estudo, afirmando que nunca completou a trajetória até a mesa do Secretário de Defesa ou outros altos tomadores de decisão.

“O Office of Net Assessment não enviou estes informes ao secretário e não está informado sobre quaisquer demandas de um líder do DOD (Departamento de Defesa) para revisar estes relatórios”, declarou a tenente-coronel Valerie Henderson, porta-voz do Pentágono. Todos os indícios eram de que “os relatórios permaneceram no escritório”, afirmou.

O autor do informe, no entanto, argumentou que examinar o movimento corporal de líderes e seu potencial “para prever o comportamento e as decisões é um instrumento poderoso como um sistema de defesa em evolução”.