FINLâNDIA » Ataque com faca mata duas pessoas

Publicação: 19/08/2017 03:00

Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas nesta sexta-feira, agredidas com uma faca na cidade finlandesa de Turku – indicou a polícia, que prendeu um homem após o ataque e continua buscando outros suspeitos. “Há oito vítimas das facadas. Dois mortos e seis feridos”, tuitou a polícia de Turku. O episódio aconteceu no centro dessa cidade portuária do sudoeste do país, uma área bastante movimentada. “O governo acompanha de perto a situação em Turku e a operação policial em curso”, tuitou o premiê Juha Sipilä.

Testemunhas disseram ter visto vários corpos estendidos no chão. “Vi uma senhora. Tinha sangue no corpo todo. Tentei ajudá-la”, disse Wali Hashi, que estava no lugar da agressão. “Uma jovem gritou muito em uma esquina da praça. Vimos um homem na praça que agitava a faca que tinha na mão”, contou à emissora de televisão pública YLE uma testemunha que pediu para não ser identificada. “A polícia disparou nas pernas do suposto autor do crime. A pessoa foi detida. Recomendamos evitar o centro de Turku”, escreveu a polícia no Twitter. As motivações do ataque ainda são desconhecidas.

De acordo com a emissora Yle, agentes isolaram o centro da cidade e pediram à população que deixasse, ou evitasse o centro de Turku, cidade mais populosa e ex-capital do país. “A polícia busca outros possíveis autores do crime em Turku. Pede à população que abandone e evite o centro de Turku”, acrescentaram as forças da ordem, em outro tuíte. O canal de televisão MTV3 informou que a polícia aumentou a segurança no aeroporto de Helsinque.

Em junho, os serviços de segurança finlandeses (Supo) elevaram em um grau o nível de risco de atentados no país, depois de tomar conhecimento de projetos de envergadura “relacionados com o terrorismo” na Finlândia. (AFP)