VENEZUELA » Parlamento não aceita dissolução

Publicação: 19/08/2017 03:00

O parlamento da Venezuela, de contundente maioria opositora, rejeitou nesta sexta-feira a “dissolução” desta câmara ordenada pela plenipotenciária Assembleia Nacional Constituinte, integrada unicamente por chavistas, e convocou os deputados e o povo para uma sessão neste sábado. “A diretiva AN (parlamento) e deputados da Unidade não reconhecemos nem acatamos a dissolução que Maduro pretende impor através da fraudulenta ANC”, indicou no Twitter o presidente da câmara, o opositor Julio Borges.

A presidente da ANC, a ex-chanceler Delcy Rodríguez, afirmou que a decisão de “assumir as competências para legislar sobre as matérias dirigidas diretamente a garantir a preservação da paz, a segurança, a soberania, o sistema socioeconômico e financeiro” não implica na dissolução do parlamento.

No entanto, Borges considerou que o decreto “da fraudulenta ANC procura repetir” duas sentenças emitidas em março pelo Tribunal Supremo nas que se suprimia parcialmente a imunidade dos legisladores e a Sala Constitucional assumia as competências da câmara, o que deu início uma onda de protestos que se saldou com choques quase diários com as forças da ordem e mais de 120 mortos. Borges, do partido Primeiro Justiça, garantiu ainda que o corpo diplomático credenciado no país acompanhará os mais de 100 deputados na sessão deste sábado. (AFP)