ONU » Irã decide subir o tom contra os EUA

Publicação: 21/09/2017 03:00

O presidente do Irã, Hassan Rohani, advertiu ontem ante a Assembleia Geral da ONU que seu país reagirá com determinação a qualquer violação do acordo nuclear assinado com vários países em 2015, em um novo capítulo da escalada de tensões com os Estados Unidos. O dirigente destacou que o acordo pertence à comunidade internacional e não a um ou dois países e que se os Estados Unidos decidirem violá-la, acabarão “destruindo sua credibilidade”.

Esse entendimento, acrescentou, foi apoiado pela comunidade internacional e pelo Conselho de Segurança da ONU, mediante a resolução 2231. Em tom calmo, mas firme, Rohani insistiu que o governo de Teerã respeita rigorosamente os compromissos assumidos pelo acordo. “Não enganamos ninguém, não somos desonestos”, afirmou o presidente iraniano.

A continuidade desses histórico acordo, elaborado para impedir o Irã de se dotar de arma atômica, se tornou um dos temas centrais da 72ª Assembleia Geral da ONU. “Será uma grande lástima que este acordo for destruído por párias recém-chegados ao mundo da política. O mundo perderia uma grande oportunidade”, ressaltou o líder iraniano, lembrando que o acordo “é o resultado de dois anos de intensas negociações multilaterais”. (AFP)