Ventos podem acelerar a propagação

Publicação: 13/11/2018 07:00

Os bombeiros que lutam no sul contra o “Woolsey Fire” se preparam para a chegada dos perigosos ventos de Santa Ana (secos e quentes), que podem alastrar as chamas, segundo as autoridades. “Hoje temos mais de 8.000 bombeiros federais, estaduais e locais nas linhas de frente”, afirmou Scott Jalbert, comandante do Cal Fire. “Infelizmente, com estes ventos, não terminou. Tenham cuidado”, completou.

O Serviço Nacional de Meteorologia advertiu para condições “extremamente críticas” no combate aos incêndios. As previsões indicam ventos de 80 km/h na região costeira da Califórnia e de até 96 km/h nas áreas montanhosas.

As autoridades afirmaram que a propagação das chamas foi mais rápida desta vez. “Há 10 ou 20 anos você ficava em casa quando acontecia um incêndio e era capaz de ficar protegido”, disse o comandante dos bombeiros do condado de Ventura, Mark Lawrenson. “Mas as coisas não são como eram. A taxa de propagação é exponencialmente maior do que era. Por favor considerem as ordens de evacuação”.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, também falou sobre o cenário: “Este não é novo normal, este é o novo anormal. E este novo anormal continuará nos próximos 10, 15 ou 20 anos”. “Infelizmente, a melhor ciência nos diz que o calor, a seca, todas estas coisas ficarão mais intensas”.

As chamas consumiram 34.600 hectares, destruíram pelo menos 177 imóveis e estavam controladas em apenas 15%, segundo o Cal Fire.