Acusação de nova interferência russa

Publicação: 22/02/2020 03:00

A disputa entre democratas e republicanos ganhou novo round com a divulgação de um relatório das agências de Inteligência norte-americanas, em uma sessão a portas fechadas no Congresso. Segundo o estudo, a Rússia está interferindo nas eleições de 2020 no país, o que levou o pré-candidato democrata favorito, senador Bernie Sanders, a exigir nesta sexta-feira que a Rússia “mantenha-se afastada” das eleições norte-americanas.

“Não me interessa, francamente, quem Putin quer como presidente”, disse Sanders. Ele acrescentou, através de comunicado, que “minha mensagem a Putin é clara: fique longe das eleições americanas e, como presidente, vou garantir que ele faça isso”.

Por sua vez, presidente Donald Trump chamou o relatório de “farsa” montada por seus adversários. “Outra campanha de desinformação está sendo lançada pelos democratas do Congresso, dizendo que a Rússia prefere a mim a qualquer outro candidato dos democratas que não fazem nada”, tuitou Trump.  

Os democratas expressaram novas preocupações, depois de receberem um informe confidencial do então diretor interino de Inteligência Nacional Joseph Maguire. No documento, o funcionário estaria advertindo que a Rússia voltou a intervir nas eleições presidenciais, com a esperança de ajudar Trump a conseguir seu segundo mandato.

O jornal The New York Times informou que Trump recriminou Maguire na semana passada pelo fato de a reunião ter acontecido e, na quinta-feira, o diretor foi afastado do cargo. Trump já havia manifestado seu incômodo, depois que a comunidade de Inteligência expressou, publicamente, que a Rússia interferiu na campanha de 2016 - inclusive com estratégias de manipulação das redes sociais - para apoiar a campanha de Trump frente à da adversária democrata, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

“Contamos com os serviços de inteligência para informar o Congresso sobre qualquer ameaça de interferência estrangeira em nossas eleições. Se a informação for verdadeira e o presidente interferir, estará novamente comprometendo nossos esforços para impedir toda interferência estrangeira. Tal como avisamos”, tuitou o democrata Adam Schiff.

A Rússia rejeitou as novas acusações da inteligência americana, cujos detalhes ainda não são conhecidos, e chamou de “paranoia”. “Não tem nada a ver com a verdade”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, denunciando “novas mensagens paranoicas que, infelizmente, se tornarão mais comuns à medida que as eleições se aproximam” nos Estados Unidos. (AFP)