CORONAVíRUS » Vítimas da doença vão de políticos a atletas

Publicação: 28/02/2020 03:00

O novo coronavírus não poupa ninguém. No Irã, uma das vítimas é a vice-presidente da Mulher e de Assuntos Familiares, Massoumeh Ebtekar.  Na Itália, Pietro Mazzochhi, prefeito de Borgonovo, e um jogador do Pianese, clube de futebol da Série C do campeonato italino, também foram infectados. A atenção também se voltou ontem para o papa Francisco que, por “leve indisposição”, cancelou sua ida a uma missa.

A Itália era ontem a principal preocupação na Europa, com 655 casos confirmados e 17 mortes, número  superior aos da quarta, quando o país registrava 400 infectados e 12 óbitos. O país é o mais afetado da Europa e se transformou em um canal de difusão da doença pelo continente, onde muitos dos casos registrados em outros países são de pessoas que recentemente viajaram para locais no norte da Itália.

Na Alemanha, a preocupação aumenta. Dos 44 casos, 14 funcionários são funcionários de uma empresa da Baviera contaminados por um colega que voltou da China. E a China continua a registrar, embora em ritmo menor, mais casos e mortes, respectivamente, 78.499 na área continental e 2.748 mortes das 2.814.

Por sua vez, a Arábia Saudita suspendeu ontem temporariamente a entrada de peregrinos em Meca, para “impedir a chegada” do coronavírus e sua propagação. Em uma nota, o ministério anunciou que o governo decidiu “suspender temporariamente a entrada no reino para realizar a umra (peregrinação) e visitar a mesquita do Profeta”. (Com AFP)