GUERRA » Israel retoma controle de fronteira com Gaza

Publicação: 11/10/2023 03:00

Israel anunciou, ontem, que havia retomado o controle das áreas em torno da Faixa de Gaza e seguiu bombardeando o enclave, contra o qual declarou um cerco total em uma guerra que já deixou milhares de mortos desde a ofensiva lançada no sábado pelo movimento islamita Hamas.

As forças de segurança “recuperaram mais ou menos o controle da fronteira” com Gaza, mas “as infiltrações podem continuar”, disse o porta-voz militar Richard Hecht.

Mais de 900 pessoas, incluindo estrangeiros, morreram e outros 2.616 ficaram feridos desde o sábado em território israelense. O Exército também indicou que havia encontrado corpos de 1.500 combatentes do Hamas. Do lado palestino, 765 pessoas morreram nos bombardeios israelenses em Gaza, e 4.000 ficaram feridas, segundo as autoridades locais.

Ontem o Hamas relatou que dois de seus líderes foram mortos. Tratam-se de Zakaria Muammar, responsável pelos assuntos econômicos de Gaza, e Jawad Abu Shamala, que coordenava os contratos com outros grupos palestinos e atuava como chefe de relações nacionais do Hamas.

O Exército israelense bombardeou o posto fronteiriço de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito, três vezes em 24 horas. Este ponto é a única saída do enclave palestino que não está sob o controle de Israel. Pelo terceiro dia consecutivo, Israel foi alvo de disparos de foguetes do sul do Líbano e respondeu bombardeando essa região. Esses últimos ataques foram reivindicados pelas brigadas Al Qasam, braço armado do Hamas.

A ONU alertou que o “cerco total” imposto por Israel a Gaza é “proibido” pelo Direito Internacional Humanitário e que, desde o início deste confronto, mais de 187.500 pessoas dentro da Faixa de Gaza foram obrigadas a deixar o local. A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu um corredor humanitário para envio de material médico essencial à população. (AFP)