DEBATE » Biden e Trump cara a cara na quinta-feira

Publicação: 25/06/2024 03:00

O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump na corrida à Casa Branca, marcado para quinta-feira (27), em Atlanta, pode ser resumido da seguinte forma: o primeiro tentará provar que não é um velho senil e o segundo que não é um déspota temperamental.

As eleições de novembro, que segundo as pesquisas serão muito acirradas, são fora do comum. Os adversários são os dois candidatos mais velhos da história e um presidente contra um antecessor que nunca reconheceu a derrota em 2020 e também foi considerado culpado em um caso de pagamentos ocultos a uma atriz pornô.

“A grande questão é qual parte do público (além dos fãs de política) prestará atenção em um debate tão cedo”, disse Donald Nieman, analista político e professor de história na Universidade de Binghamton.

O aborto, o estado da democracia e os conflitos além das fronteiras, como as guerras na Ucrânia e entre Israel e o grupo palestino Hamas, são questões que preocupam os eleitores.

Mas o que mais preocupa o eleitorado, segundo pesquisas, é a inflação, a segurança na fronteira com o México e o fluxo de migrantes. Os dois homens, que expressam forte animosidade, preparam-se de formas diferentes para o confronto. (AFP)