Publicação: 15/03/2025 03:00
![]() | |
Pontífice foi hospitalizado por infecção pulmonar bilateral |
O papa Francisco completou, na sexta-feira (14), um mês internado no hospital por uma pneumonia bilateral. O pontífice argentino, de 88 anos, deixou de estar sob prognóstico reservado na última segunda-feira e permanece em um estado “estacionário”.
Em mais uma demonstração de sua melhora, o papa teve “uma pequena festa” com a equipe médica do hospital Gemelli para celebrar os 12 anos de pontificado, com bolo e velas incluídas, segundo o gabinete de imprensa do Vaticano. O bispo de Roma, no entanto, continua precisando de assistência respiratória por meio de uma cânula nasal durante o dia e de uma máscara de oxigênio à noite, e seu quadro clínico permanece “complexo”.
O novo boletim médico, previsto para a noite de sexta-feira, foi cancelado “porque os médicos consideram que a situação está estável e que não há novidades”, informou o gabinete de imprensa, enfatizando que “é necessário tempo para que o papa possa se recuperar”. Esses relatórios médicos, que até agora eram divulgados várias vezes ao dia, não serão tão frequentes, acrescentou a mesma fonte.
MISSA
Na manhã desta sexta-feira, o cardeal italiano Pietro Parolin, número dois da Santa Sé, presidiu uma missa pelo papa em uma capela do Palácio Apostólico, diante do corpo diplomático. “Nos reunimos em oração pela saúde do Santo Padre, para que se recupere e retorne em breves”, disse Parolin.
O jesuíta argentino acompanha por vídeo os exercícios espirituais celebrados no Vaticano para a quaresma, informou o serviço de imprensa da Santa Sé. A hospitalização é a quarta e mais longa desde que Francisco foi eleito em 13 de março de 2013, e representa uma interrupção em seu frenético ritmo de trabalho até então. (AFP)