Líderes lamentam perda do "amigo"

Publicação: 14/05/2025 03:00

“Grande amigo”, “velho querido”, “exemplo”. O Uruguai e líderes políticos de todo o mundo choraram a morte do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica. O ex-presidente uruguaio Luis Lacalle Pou ofereceu seu “respeito e saudação para seu partido político, seu povo e sua companheira de vida”, Lucía Topolansky.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a trajetória do velho amigo. “Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, disse.

O também ex-guerrilheiro Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da Colômbia, o classificou de “grande revolucionário”. “Adeus amigo”, disse.

Mujica foi um “exemplo para a América Latina e o mundo inteiro” por sua sabedoria e simplicidade, afirmou a presidente do México, Claudia Sheinbaum. “Toda a América Latina está de luto”, disse o ex-presidente boliviano Evo Morales.

O líder da esquerda radical francesa, Jean-Luc Mélenchon, agradeceu a Mujica “por toda a coragem”. “Obrigado por sua lição de vida”, disse.

Mujica viveu até o final de seus dias em sua humilde casa no campo, na periferia a oeste de Montevidéu, junto com sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky. (AFP)