Laura Areias
Escritora
imprensa@rhp.com.br
Publicação: 05/10/2015 03:00
As famílias estão em extinção, afirmam os entendidos, mas, no Nordeste, ainda fazem parte do cotidiano, incluindo os portugueses por aqui residentes. Cito, como exemplo, os Ferreira da Costa, radicados neste Nordeste há longos anos, ainda veneram um todo de respeitabilidade aos ancestrais.
Encontrei-os tirando uma foto a Francisco Ferreira da Costa, sua base familiar em Pernambuco, na galeria dos agraciados em um quadro de honra, onde sua figura se impõe, no quinquagésimo ano da fundação do Real Hospital Português, em 1905. A ala dos homenageados dessa época, retrata pessoas que se destacaram por polpudas doações à entidade que carecia delas, pois eram o único rendimento que fazia com que a Instituição não perecesse.
Hoje, tudo mudou. À época, senão fossem esses beneméritos, da classificação de que Francisco Ferreira da Costa fazia parte, talvez não estivéssemos hoje festejando os 160 anos do Hospital Português.
A família Ferreira da Costa, atualmente o patriarca Cyro Ferreira da Costa lidera esse potentado de lojas em quase todo Brasil. O resultado desse sucesso mostra o valor daquele homem que, no século XIX, veio para o Brasil e soube defender o nome de um português que enriqueceu, honrou a pátria e amou a terra que o acolheu.
Os Ferreira da Costa com o seu sangue português vivenciam o progresso de seu labor, com sua presença nos seguintes estados: Pernambuco, Bahia e Aracaju, destacando-se Pernambuco com três grandes lojas.
Lembrar o fundador é uma atitude digna de família que vem, através dos anos, seguindo seu exemplo no ardor da continuidade de um negócio que ele tão bem soube criar. Cyro Ferreira da Costa, descendente do benemérito mordomo do Real Hospital Português, Francisco Ferreira da Costa, esquece o cansaço dos anos e torna-se presente em todo crescer de suas firmas que trazem os traços de sua origem, Portugal.
Orgulha-nos ver a raça portuguesa unida aos brasileiros a trabalhar numa miscigenação digna de ser louvada e citada como exemplo. E digam que as famílias estão se extinguindo, como, se vemos um exemplo de vida na exemplar família de Cyro Ferreira da Costa?