Almoço marcado com Dr. William Pereira Stamford

Milton Pastick Fujino
Advogado do Real Hospital Português

Publicação: 27/04/2017 03:00

Faleceu no Real Hospital Português, na manhã dessa terça-feira (25 de abril), o Dr. William Pereira Stamford. Como bem me historiou o Dr. José Maria P. Gomes, o Professor William era cirurgião decano do Real Hospital Português. Neste nosocômio que foi sua segunda casa, ele foi o precursor de programas bem-sucedidos de hemodiálise, transplante renal e unidade de tratamento intensivo. Com longa, sólida e reconhecida formação cirúrgica nos Estados Unidos, destacou-se como um notável cirurgião geral, com experiência em aparelho digestivo, aparelho urinário, cirurgia do trauma e cirurgia oncológica.

Deixa um legado com muitos outros mestres da cirurgia, além de uma verdadeira obsessão pelo trabalho e, neste caso, a medicina. Sem dúvida, será permanentemente parte importante na história do Real Hospital Português. Como todo gênio, tinha uma personalidade forte e, às vezes, difícil.  Sempre com seu paletó e gravata importados, não cumprimentava ninguém sentado, sempre se levantava e falava de pé.

Para mim, sentirei falta do amigo, conselheiro e companheiro de almoços... Velho conhecido de muitas mesas recifenses, foi um verdadeiro apaixonado pela boa comida. Ao final de cada refeição, deixará saudades vê-lo saborear um café com bastante gelo e adoçante (uma de suas várias “marcas registradas”).

Enfim, obrigado por tudo, Professor. Pegue uma mesa aí na companhia de seu grande amigo Lula (o saudoso Dr. Luiz Otávio) e deixe meu lugar guardado. Daqui a sessenta anos ou mais, junto-me a vocês e o senhor paga meu almoço de novo.