Navegando na USP

Luiz Augusto Correia de Araújo
Prático do Porto de Suape

Publicação: 27/04/2017 03:00

Como prático do Porto de Recife e Suape, há mais de 50 anos exercendo a profissão, fui convidado para comparecer à USP, e lá tomar conhecimento do que está sendo construído no campo da navegação em “águas restritas”, tudo em simulador lá instalado.

A Petrobras, no seu lado organizado, com técnicos e comandantes trazidos para a administração da Transpetro, onde o trabalho é sério e profícuo, investe na criação de “simulador” para testar e aperfeiçoar esse tipo de navegação. O projeto visa toda a costa atlântica brasileira, onde a Petrobras está.

No Brasil, vários portos e terminais estão, cada vez mais, recebendo navios de até 500 mil toneladas de deslocamento!

Em Suape, a Refinaria Abreu e Lima depois de se livrar da rapinagem lá cometida por “gregos e troianos”, está com fome do “ouro negro”, pois cresce na sua produção, não podendo parar de operar, pois uma parada traz enorme prejuízo pelo fato de levar mais de uma semana para ser reativada! A vinda de navios Suezmax e Panamax com calado de até 17 metros, será corriqueira e diuturna, pois não pode faltar o produto para ser refinado.

Os práticos todos devem participar desse estudo no referido simulador, montado na USP sob as expensas saudáveis da Petrobras.

Esse trabalho está sendo feito em vários portos e terminais brasileiros, e práticos de todo o Brasil estão participando ativamente desses estudos, que visam tirar dúvidas e garantir o sucesso dessas novas operações marítimas.

O pessoal que faz a Transpetro, braço marítimo da Petrobras, se faz presente nesse local com os capitães de longo curso Câmara, Malafaia, Geraldo e Fabiana, os quais tratam do assunto com carinho e competência, os práticos são os instrumentos imprescindíveis para a concretização dessa empreitada que aumentará a produtividade desejada na Refinaria Abreu e Lima. Deles depende o sucesso da segurança da navegação e da exigência das seguradoras para permitir as manobras desses navios gigantes e de alto valor pecuniário!

Participando durante a semana passada desse estudo, junto aos técnicos e instrutores da USP, construtores desta máquina de navegação virtual e o pessoal da Transpetro, foi um momento muito importante para como prático, poder constatar a seriedade de propósitos e dedicação desse povo que faz parte da administração sem pecados e vestindo a camisa da empresa... Parabéns a esse povo todo que se envolve com esse projeto, ganhando cada qual apenas seus salários os quais andam certamente defasados.

A maior Universidade do Brasil na maior cidade brasileira, é um oásis da cultura e seriedade profissionais.

Lamentável ver no último dia da minha estada por lá, me defrontar com uma greve de vários setores da cidade. A Avenida Paulista foi invadida por estudantes, aposentados, metroviários entre outras categorias, protestando contra tudo isso que vem acontecendo no nosso país e que aparentemente não tem solução. Uma síntese do caos...

De repente o ex-presidente Lula, também desempregado e ameaçado no seu direito de ir e vir, aparece no local como num toque de mágica, usando sua malfadada inteligência, declara seu apoio e solidariedade aos grevistas! Vaiado por meia dúzia e ovacionado pela maioria da população local, ele se esqueceu que sua participação nesse caos social, econômico e financeiro teve suas mãos amassando a massa, mesmo faltando-lhe um dedo! Política é a arte do impossível...

O povo coitado, de memória curta, se esqueceu desses acontecimentos funestos, todos idealizados e liderados por ele e seus associados, aliás boa parte já na cadeia...

Para onde estamos indo?...