Dia Internacional do Voluntário

Paulo José Barbosa
Presidente do Movimento Pro Criança

Publicação: 24/12/2020 03:00

Neste mês de dezembro se comemora o Dia Internacional do Voluntário, criado por Resolução da Organização das Nações Unidas em 5 de dezembro de 2001. Tal data é festejada mundialmente tendo em vista a importância do trabalho voluntário em todos os países.

O voluntariado é praticado desde que surgiram as religiões, com as campanhas e casas de caridade, profetas e pensadores da antiguidade. Este trabalho ou ação voluntária não remunerada sem vínculo empregatício institucionalmente ou pessoal, caracteriza-se pela participação de indivíduos em atividades, geralmente estimuladas pelo sentimento de fazer o bem ao seu semelhante.

No Brasil a atividade voluntária passou a ser oficialmente regularizada a partir da Lei 9.608 de 18/02/1998, no governo de Fernando Henrique Cardoso, concorrendo para organizar as relações das pessoas que desejam realizar uma ação voluntária em determinada instituição que desenvolve atividades, principalmente nas áreas de Educação, Apoio Social, Esportes ou de Saúde, por exemplo.

Muito embora, a referida lei somente tenha sido oficializada no final da década de 1990, algumas ações importantes, com a participação de voluntários, tiveram inicio na década anterior.

É o caso da Pastoral da Criança, um Programa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, organizada pela Dra. Zilda Arns, médica pediatra e sanitarista, revolucionou o atendimento às crianças de famílias mais pobres do país. Este trabalho iniciou-se em Florestópolis, uma pequena cidade do Paraná, em 1983, com a participação intensiva de voluntários que visitavam as famílias, levando informações básicas de saúde e um tipo de soro caseiro. A Dra. Zilda conseguiu, em 25 anos de ação, salvar da morte milhares de crianças em todo o Brasil. Com mais de 100 mil voluntários em ação o seu trabalho atingiu 72% do território nacional e alcançou outros países da América Latina, Ásia e África.

A Dra. Zilda foi indicada ao Prêmio Nobel e faleceu, em trabalho na cidade de Porto Príncipe no Haiti, por ocasião de um terremoto que arrasou aquele país, em 2010.

Em Pernambuco, um grupo de instituições se reuniram para criar a Rede Pernambuco Voluntário, com o objetivo de incentivar e preparar novos voluntários para atuarem em qualquer entidade interessada. As capacitações começaram a serem realizadas com grupos de 20 a 30 participantes. De 2010, quando este programa começou, até hoje, já foram capacitados mais de 3 mil futuros voluntários. As capacitações são realizadas na sede do Movimento Pro Criança, no bairro dos Coelhos. Para informações: ligar no 0800 031 8989 ou 3412 8961.