Acervo online sobre a ditadura Diario lança especial Memórias da Ditadura com fotos, vídeos e reportagens sobre o período de 1964 a 1985

Publicação: 12/05/2013 03:00

Um acervo aberto ao público e em meio digital para consultas, pesquisas e preservação da memória de um tempo ainda obscuro. É a partir desta proposta que o site Diario de Pernambuco leva ao ar, neste domingo, o especial online Memórias da Ditadura.

O cinquentenário do regime militar acontece em abril do próximo ano e, até lá, o espaço será atualizado frequentemente com informações relacionadas ao período de 1964 e 1985, a exemplo das investigações da Comissão Estadual da Verdade Dom Helder Camara. Esse grupo vem resgatando parte da história do estado e também do país neste período.

Parte do material disponível tem sido revelada em uma série de reportagens produzida pelos jornalistas Jaílson da Paz e Tércio Amaral sobre o prontuário de dom Helder Camara do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), ao qual o Diario teve acesso com exclusividade. Todo esse material, bem como outras reportagens sobre a ditadura produzidas pela equipe do Diario, estarão disponíveis no especial online.

No site, será possível, ainda, acessar uma linha do tempo com os principais acontecimentos das décadas do regime e um mapa interativo que mostra o roteiro da repressão no Recife. Além disso, a página contará com relatos e dados sobre mortos e desaparecidos pernambucanos.

Também estarão disponíveis galerias compostas por fotos históricas do acervo do Diario e de outros veículos dos Diários Associados no Brasil. Além disso, será possível assistir a videorreportagens especiais. Para visitar o especial Memórias da Ditadura, acesse o endereço http://www.diariodepernambuco.com.br/politica.