Brasília DF

Denise Rothenburg
deniserothenburg.df@dabr.com.br

Publicação: 01/05/2014 03:00

Onde mora o perigo

O maior temor dos políticos hoje é a delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso pela Operação Lava Jato. Há um receio de que, na hora em que os depoimentos de Paulo Roberto esaguarem na futura CPI da Petrobras, os estragos sejam bem maiores do que os registrados até aqui. Dai o fato de governo - com a ajuda do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) - trabalhar para que a inevitável CPI ficasse restrita ao Senado, onde é possível um controle maior por parte dos partidos aliados ao Planalto, em especial, o PMDB. Paralelamente, segue o jogo no sentido de atrasar as investigações para coincidir com a Copa do Mundo e assim, contar com a sorte de que os eleitores prestem mais atenção aos gramados do que ao trabalho da CPI, que dificilmente ficará restrita aos senadores.

A esperança dos petistas

Por mais que Dilma Rousseff diga com todas as letras que ela e Lula falam a mesma língua, tem um grupo do PT, especialmente, aqueles ligados a André Vargas, que não acreditam mais na candidatura dela. %u201CEla desagradou empresários, politicos e até setores do partido, mas, infelizmente, não podemos dizer isso abertamente%u201D.

Imagina na Copa

A avaliação de setores petistas é a de que os ventos de Dilma e o comportamento dela mudaram desde as manifestações de junho do ano passado. Ali, começou a redução da popularidade e a classe politica perdeu o medo de enfrentá-la. Passou a vê-la como detentora de vulnerabilidades que podiam ser exploradas.


"Do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), referindo-se aos reflexos da Copa do Mundo na campanha da presidente Dilma Rousseff"
- Do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), referindo-se aos reflexos da Copa do Mundo na campanha da presidente Dilma Rousseff

Câmara versus Senado

Se Renan Calheiros, enquanto presidente do Congresso, não instalar a CPI Mista da Petrobras, nem o seu partido vai poupá-lo. Os deputados do PMDB, assim como o lider da Minoria, Domingos Sávio (MG), têm pronta uma representação contra o presidente da Casa para encaminhar ao Supremo Tribunal Federal.

E no Dia do Trabalho...

A pauta é velha: Nas manifestações de hoje estarão em debate a regulamentação do FGTS dos empregados domésticos e a jornada de 40 horas semanais, que até hoje não saíram do papel.

Aquecimento

Na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, que vem sendo chamada de pré-CPI, as excelências ganharam apelidos. Amaury Teixeira (PT-BA) vem sendo chamado de o ursão da Dilma. Da oposição, os "pitbulls" são pelo menos três, os líderes do DEM, Mendonça Filho, da Minoria, Domingos Sávio (PSDB-MG), e o deputado Fernando Francischini (SDD-PR).

Em desuso

Alguns deputados se referiam à presença de cabines no plenário da Câmara ao fato de estar se formando uma fila de possíveis processos no Conselho de ética da Casa. Ocorre que a votação para perda de mandato agora é aberta. As cabines são para a eleição do sucessor de André Vargas no cargo de primeiro vice-presidente, na semana que vem.

Dois CPFs

A presidente da Petrobras, Graça Foster, parecia outra pessoa, de tanta calma e reverências feitas aos parlamentaes. Quem a viu em audiências anteriores no Senado ou na Câmara notou uma mudança radical, algo como da arrogância à humildade num prazo de menos de um mês.

Sábios conselheiros

José Dirceu parece ter fechado os ouvidos aos advogados amigos que não se cansam de repetir que, quanto mais quieto e recluso ele ficar, melhor para conquistar a remissão da pena ou mesmo o emprego externo. Enquanto ele estiver aparecendo e cobrando defesa e manifestações públicas em seu favor, mais difícil ficará para que ele conquiste os benefícios do bom comportamento.