A disputa nas RPAs da cidade

Publicação: 27/10/2016 03:00

A pesquisa também avaliou o desempenho dos candidatos nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife. Nesse cenário, os números apontam que Geraldo Julio lidera a intenção de voto em praticamente todas as regiões. O único local onde João Paulo tem um percentual maior é na RPA 1, que abrange os bairros de Santo Amaro, Boa Vista, Cabanga, Ilha do Leite, Paissandu, Santo Antônio, São José, Coelhos, Soledade e Ilha Joana Bezerra. O percentual alcançado pelo petista foi de 43,64%, contra 39,56% de Geraldo Julio.

A maior vantagem em favor de Geraldo é na RPA6 (54,58% contra 22,95% de João Paulo). Vale salientar que a região abrange localidades como Ibura e Brasília Teimosa, bairros que já foram considerados redutos históricos do PT na cidade.

O grau de certeza do voto também foi avaliado pelo Instituto de Pesquisa Datamétrica. Tanto os eleitores de Geraldo quanto os de João Paulo, em sua maioria, estão certos do voto e não vão mudar: os percentuais são de 92,74% e 93,01%, respectivamente. Os que admitiram a possibilidade de mudança de voto representam 7,26% do total de eleitores do atual prefeito e 6,99% entre os que declararam voto em João Paulo.

Os moradores da RPA 2 são os que estão mais certos em relação ao voto em Geraldo (97,04%), enquanto 98,81% dos moradores da RPA 1 demonstraram convictos em votar em João Paulo. “De um modo geral, os jovens e as mulheres apresentam um pouco menos de frequência de certeza total, embora nada destoante”, disse Analice. (S.G.)