Crítica à campanha em Olinda Candidata a prefeita no primeiro turno pelo PSDB, Izabel Urquiza faz críticas à "falta de propostas" para a cidade neste segundo turno

Publicação: 19/10/2016 03:00

Ex-candidata tucana reiterou que optou por uma posição de neutralidade no segundo turno (Ricardo Fernandes/DP)
Ex-candidata tucana reiterou que optou por uma posição de neutralidade no segundo turno

Duas semanas após o início do segundo turno em Olinda, a tucana Izabel Urquiza, que no primeiro turno disputou o cargo de prefeita, fez críticas à forma como o debate vem sendo conduzido pelos atuais candidatos, o Professor Lupércio (SD) e Antônio Campos (PSB). Na leitura da tucana, que reforçou sua posição de neutralidade no segundo turno, os eleitores estão sendo prejudicados, já que “não há um debate propositivo”, mas sim uma disputa política marcada por ataques pessoais.

“Lamentavelmente, estamos vendo um segundo turno com muitos ataques pessoais, e isso não é uma coisa positiva. A campanha está muito acirrada e esses ataques afastam o eleitor do processo eleitoral”, avaliou Izabel, reforçando que vai continuar atuando, assim como fez em sua campanha no primeiro turno, para que sejam discutidas propostas reais para a cidade. “Acho que temos que retomar esse processo para que a discussão das eleições não fique concentrada a quem nasceu em Olinda ou não”, disse, numa referência à estratégia adotada pelos dois candidatos, que se acusam mutuamente de não serem moradores da cidade.

Ainda segundo a avaliação da tucana, é preciso “fazer com que o eleitor entre no debate”. Citando os índices de votos brancos e nulos no primeiro turno (que, juntos, chegaram a 17,99%, ou 43,5 mil eleitores), Izabel afirmou que o próximo gestor precisa ter a legitimidade da população, lembrando que a votação do ex-prefeito Renildo Calheiros (PCdoB), em 2012, foi menor que os votos brancos e nulos. “O novo gestor tem que estar preocupado em desenvolver o turismo, a cultura… Olinda precisa melhorar a receita própria”, observou Izabel, de quem os votos do primeiro turno estão sendo fortemente disputados por Campos e Lupércio.

Procurada pela reportagem do Diario, a assessoria de imprensa do Professor Lupércio não retornou até o fechamento desta edição. Já a assessoria de Antônio Campos não foi localizada.

Neutralidade
A ex-candidata também reiterou que, apesar de o PSDB nacional ter declarado apoio à candidatura de Antônio Campos, ela optou por uma posição de neutralidade. “A gente acatou (a decisão), mas resolveu não subir em palanque nenhum diante de acirramentos no fim do primeiro turno”, ressaltou. Posição distinta, inclusive, da adotada pela própria família, já que o ex-deputado estadual Helio Urquiza e a ex-prefeita de Olinda Jacilda Urquiza, pais de Izabel, estão apoiando o Professor Lupércio.