O caminho do espólio eleitoral

Publicação: 27/10/2016 03:00

O comportamento dos eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno também foi analisado pela pesquisa. Os números apontam que Geraldo Julio conseguiu absorver mais o espólio eleitoral deixado por seus adversários na primeira etapa da disputa. Entre os eleitores de Daniel Coelho (PSDB), por exemplo, 34,15% declararam voto no atual prefeito, contra 28,62% que migraram para João Paulo. Levando em consideração os demais adversários (Priscila Krause, DEM; Edilson Silva, PSol; Carlos Augusto, PV; Simone Fontana, PSTU e Pantaleão, do PCO), 33,23% disseram votar em Geraldo Julio, enquanto 23,44% devem optar pelo petista.

“A migração dos votos do primeiro para o segundo turno mostra que os eleitores de Geraldo e João Paulo persistem nas suas escolhas em cerca de 86% dos casos”, disse Analice Amazonas.

“Quanto aos eleitores dos demais candidatos, os que ficaram de fora do segundo turno, existe ainda entre 16% e 17% de indecisos”, disse Analice, classificando ainda como “elevado” o índice de eleitores que votarão em branco ou nulo: o percentual varia entre 20,06% e 26,97%, considerando apenas os eleitores que não votaram em Geraldo ou em João Paulo no primeiro turno da disputa.

No que diz respeito à expectativa de vitória, 72,02% das pessoas entrevistadas disseram acreditar que Geraldo Julio será o grande vencedor no próximo domingo. Para 16,81%, o ex-prefeito João Paulo será o próximo prefeito. (S.G.)