Alçado à linha de frente
Isaltino Nascimento (PSB) deixa secretaria do estado para ser o líder do governo na Assembleia Legislativa em um ano pré-eleitoral
SÁVIO GABRIEL
savio.gabriel@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 18/01/2017 03:00
Socialista havia exercido a função na década passada |
Líder do governo durante a primeira gestão do ex-governador Eduardo Campos (2007-2010), Isaltino deixou a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude para assumir o mandato na Assembleia no lugar de Aglailson Júnior (PSB), que se elegeu prefeito de Vitória de Santo Antão. A boa articulação do socialista com os demais parlamentares e a experiência acumulada pesaram na escolha do governador, que precisará de um time considerado capaz de defender as ações de sua gestão no Legislativo em um ano pré-eleitoral.
“O governador nos chamou e falou da necessidade de retomar um protagonismo mais forte dentro da Casa e poder dialogar de forma mais estreita com os deputados, sejam de governo ou de oposição”, afirmou Isaltino, lembrando que o foco das discussões, neste ano, serão as eleições estaduais de 2018. Para preparar os parlamentares governistas e definir a estratégia política do bloco, o deputado pretende realizar uma reunião com toda a bancada até o fim do mês. “Vamos municiar os parlamentares com informações sobre o que está sendo executado pelo governo”, disse. O parlamentar também pretende ter conversas com o líder da oposiçãota, Sílvio Costa Filho (PRB).
Já Waldemar Borges assumirá a presidência da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, considerada a mais importante da Casa, por onde tramitam todos os projetos de lei. “Havia muito que eu mesmo fazia uma colocação da necessidade de promover um rodízio na liderança de governo”, disse. “Me dediquei nesse período com absoluta exclusividade a esta tarefa. Agradeço muito ao conjunto da bancada, que sempre deu sustentação às ações do governo na Casa”.
SECRETÁRIOS
Além de anunciar o novo líder do governo, Paulo Câmara também nomeou o atual presidente da Funase, Roberto Franca, para a Secretaria de Desenvolvimento Social da Criança e Juventude. Já o atual secretário de Habitação, Marcos Baptista, assumirá o Complexo de Suape, enquanto Bruno Lisboa, que era diretor-executivo da pasta, assumirá o lugar de Baptista. A dança das cadeiras fortalece ainda mais o PMDB dentro da gestão, já que Baptista e Lisboa são ligados à legenda.