Diario político

por Tércio Amaral - interino
tercio.amaral@pernambuco.com

Publicação: 03/01/2017 03:00

Segundo teste

A redução do custeio da máquina e a nomeação de um secretariado majoritariamente técnico pelo prefeito Geraldo Julio (PSB) é o preparativo para o segundo teste das urnas da legenda após a morte do ex-governador Eduardo Campos. Agora, sinalizam os socialistas, o prefeito reeleito, que foi aprovado no primeiro teste, terá que demonstrar a capacidade administrativa do partido para reforçar o palanque da reeleição do governador Paulo Câmara (PSB) na eleição de 2018. Em um período conturbado pela crise e pela instabilidade política, Geraldo Julio enxugou a máquina e deu o recado de que o partido está ouvindo a “voz das ruas”. Aliás, há quem diga no próprio PSB que o povo que protestou pedindo uma “nova política” pode até ter saído das ruas, mas que a pauta da sociedade ainda continua em torno de gestões mais modernas e eficazes. Bem, uma coisa é teoria, mas na política há outros ingredientes para se conquistar uma reeleição, principalmente no momento em que surgem novas forças políticas e reaparecem outras adormecidas. Agora é esperar que a receita das medidas de contenção e a formação do novo secretariado, que não teve grandes surpresas, surtam efeito no novo desafio dos socialistas no estado. Até porque 2018 já começou

Seguindo os passos
Na Câmara do Recife, o primeiro secretário Marco Aurélio (PRTB) se reúne hoje com o presidente Eduardo Marques (PSB) e o vereador Augusto Carreras (PSB) para se inteirar da situação financeira e dar início à futura reforma administrativa da Casa

Afago
Citados nominalmente no discurso do prefeito Geraldo Julio (PSB) na posse do novo secretariado, os vereadores não reeleitos Alfredo Santana (PRB) e Vicente André Gomes (PSB) estão na expectativa de serem chamados para a gestão.

Prestígio
Socialistas, no entanto, só fazem apostas para Vicente André Gomes, inclusive, em cargos na área da saúde ou na articulação política do governo. O próprio Vicente, que é médico, não esconde: “Onde o prefeito chamar, serei soldado”.

Exposição
O governador Paulo Câmara (PSB) já deve colocar o time em campo e realizar sua primeira viagem no município de Arcoverde. Lá, participa de uma agenda com a prefeita reeleita Madalena Brito (PSB), que deixou o PTB de Armando em 2014.

Queimando o filme
O novo secretário de Obras de Olinda, Evandro Avelar (PSDB), não compareceu à posse e só participou de uma reunião do secretariado. Auxiliares do prefeito já falam no “primeiro ruído”.

Não é cinema
Aliados do novo prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), comentam que o gestor está com ares de “Capitão Nascimento”. Assim como o personagem, quem não “aguentar, terá que pedir para sair”. Ou seja, estará fora da gestão.

O favorito
Se depender do tamanho da bancada pernambucana, a liderança do PSB na Câmara deve ficar com o deputado Tadeu Alencar, que já ocupa o posto interinamente. Ele disputa a indicação com a deputada do Piauí Tereza Cristina no dia 30 de janeiro.

Um sonho
Os tucanos, que dependem de uma composição nacional para lançar uma candidatura própria ao governo ou ao Senado em 2018, já têm uma “chapa dos sonhos”. A composição seria formada por Armando Monteiro Neto (PTB), Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM).

A realidade
A tarefa, reconhecem, vai depender do PSB, se apoiará ou não o candidato do PSDB, e de muita conversa. Não há favorito. Todos os três nomes estão credenciados para o governo ou o Senado. Porém, para dar certo, Armando Monteiro ainda precisa se desvincular do PT.

Monotemático
Com espaço menor e correndo o risco de perder o grande aliado no estado, Armando Monteiro Neto (PTB), o PT ainda aposta no debate de “repactuação das ideias do partido a partir do ‘golpe’” para se recuperar.  Essa é tônica do congresso do partido, que será realizado em março.