Diario político

Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/04/2017 03:00

Pesquisas e comparações

Se continuar nessa pisada, o presidente Michel Temer (PMDB) não deve chegar a lugar nenhum em 2018. O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra uma avaliação amarga do governo, com destaque para os  55% da população que consideram ruim e péssima a gestão Temer. A sorte do presidente  é que, comparado com o desastre que foi o governo Dilma Rousseff (PT), seu governo ganha um fôlego, na medida em que o discurso do PMDB é o de que Temer está no Palácio do Planalto para corrigir os erros do governo passado. Na pesquisa, 18%  dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor que o Dilma, e somados com os 38% que consideram igual ao da petista, Temer não fica tão mal diante dos 41% que acham seu governo pior que o de sua antecessora. Essa sorte o PSB não terá.  Ao contrário, o  PSB evita comparações do governo Paulo Câmara com o governo Eduardo, cujas avaliações, todas positivas, alcançavam, em sua maioria, percentuais acima de 50%. Talvez seja por isso que o PSB não vaza qualquer número dos levantamentos, qualitativos e quantitativos, que balizam as ações do governo. Claro que os socialistas acompanham com lupa a gestão no estado. Há informações, no entanto, de que o problema do PSB é que até agora Paulo Câmara, em seu governo, ainda não conseguiu encostar naqueles percentuais gigantescos que garantiram sua vitória em 2014. E é nessa defasagem que apostam os partidos de oposição que estão correndo o estado de ponta a ponta, numa tentativa de derrotar o PSB em 2018, como também faz o PSB para melhorar a imagem do seu governo.

Pegou a doença
O secretário da Educação Fred Amâncio tem sido elogiado na Assembleia Legislativa pela forma cortês com que trata os deputados. Já Nilton Mota, da Agricultura, muitos parlamentares dizem que até desistiram de procurá-lo. Mesmo quando ele atende não dá retorno do que é encaminhado.

Por último
Em visitas pelo interior, os governadores são sempre os últimos a entrar nos carros oficiais, porque são eles os mais cumprimentados. Pois bem, na maratona pelo Sertão do Pajeú, João Campos (PSB) foi várias vezes o último a entrar na van, tamanho o assédio dos eleitores.

Açúcar
Filho de Eduardo e chefe de gabinete de Paulo Câmara, João Campos deve concorrer a um mandato de deputado federal em 2018, mas já é um arrasa-quarteirão. Todo mundo quer ficar por perto dele.

Só milagre!
O prefeito de Tabira, Sebastião Dias (PTB), fez rir as mais de 500 pessoas que lotaram o auditório da Câmara de Serra Talhada, na plenária promovida pela oposição, na quinta-feira passada. Queixando-se da desatenção de Paulo Câmara, dirigiu-se ao deputado Ossésio Silva (PRB) e apelou: "Bispo, por favor, ore muito pra ver se Deus opera o milagre de fazer o governador nos ouvir".

Acirramento favorece Petrolina
É em Petrolina, um dos municípios que mais cresce no estado, a acirrada disputa política-eleitoral termina beneficiando o município. São raros os dias que Fernando Bezerra Coelho (PSB), cujo filho Miguel Coelho (PSB) é prefeito da cidade, não anuncia uma ação em favor do município. Mas outros parlamentares também correm atrás, como é o caso do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) e do deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), ex-prefeito de Petrolina. Na  quarta-feira passada, o tucano foi ao  ministro doTurismo, Marx Beltrão, pedir investimentos para revitalização do Bodódromo, uma atrações turística da cidade. O deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) e o deputado estadual Odacy Amorim (PT) também fazem a sua parte.

Compaz
Tão logo Paulo Câmara (PSB) anunciou a disposição em implantar unidades do Compaz no interior para  reforçar as políticas sociais e de segurança, o deputado Lucas Ramos (foto), do PSB, solicitou ao governador que essa  interiorização comece por Petrolina (sua base eleitoral), que se apresenta como  ponto de partida ideal para o início da expansão do modelo aplicado com sucesso no Recife pelo prefeito Geraldo Julio (PSB).

Trocando ideias

O deputado estadual Ricardo Costa (PMDB) teve uma conversa longa com Jarbas Vasconcelos, na sexta-feira, passando por questões nacionais e estaduais. Trocaram ideias também sobre a propaganda partidária estadual que será exibida agora em abril.

Riacho do Navio…
O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) conseguiu com o ministro da Integração, Helder Barbalho (PMDB), a esperada reforma da Barragem do Juá, em Floresta. Com a reforma, o Riacho do Navio será abastecido e os agricultores voltarão a produzir, assinala Maniçoba.

Queixo batendo
Recomenda-se às mulheres que  vão às sessões noturnas na Assembleia o uso de roupas mais quentes. O ar- condicionado central está congelando e o desconforto é grande.