Diario político

Marisa Gibson

Publicação: 01/08/2017 03:00

Na véspera

Nesta terça-feira, o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), tem agenda no Palácio do Planalto, onde assina um termo para a abertura de novos cursos de medicina no país, numa solenidade que deve contar com a presença de Michel Temer (PMDB). Véspera da análise da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente por corrupção passiva, Mendonça dá uma importante demonstração de apoio ao presidente, embora arriscado. Temer é um governante mal avaliado, sua gestão tem uma aprovação de apenas 5%, enquanto 81% da população, de acordo com o Ibope, querem que ele seja investigado. Não é uma situação fácil, por mais que se diga que o presidente tem condições de vencer essa primeira batalha, na medida em que, antes de deixar o cargo, o Procurador-Geral Rodrigo Janot deve oferecer outra denúncia contra Temer. Dos quatro ministros pernambucanos, Mendonça é o mais próximo de Temer e também do eventual substituto do presidente, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara dos Deputados. Tem portanto colocação certa, seja com Temer, caso ele conclua o mandato, seja com Rodrigo Maia, com quem articula a formação de um novo partido. É, o jogo do poder exige lealdade.

Discurso
O que mais tem nas redes sociais são depoimentos de deputados favoráveis à denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) apresentada pela Procuradoria-Geral da República e que será analisada amanhã. Esses deputados, numericamente, não garantem que a denúncia seja aceita.

Dois votos
Os votos do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) e do ministro Bruno Araújo (PSDB), que reassume o mandato de deputado para participar da votação da denúncia contra Temer, estão sendo esperados com expectativa. Jarbas, por ter sido aliado do presidente e ter defendido o seu governo antes mesmo do impedimento de Dilma, e Bruno, por ter sido o voto definitivo para o impeachment da ex-presidente.

Candidatura
O secretário de Administração Milton Coelho (PSB) está em plena campanha para deputado federal, participando de eventos com prefeitos que ajudou a eleger em 2016. Inicialmente se dizia que ele estava esquentando o lugar para João Campos, mas agora ele sinaliza que a candidatura é pra valer.

Com o PSDB
O alto comando do PT decide que vai ter candidato próprio e o deputado estadual Paulino Tomé (PT) inicia um namoro com o PSDB, desejoso de mudar de legenda na próxima janela partidária.

Gesto
O deputado federal Danilo Cabral (PSB) fez questão de participar ontem da inauguração da Upinha Emocy Krause, da Prefeitura do Recife, na Torre. Além de prestigiar o aliado Geraldo Julio, foi a primeira agenda de rua com o vereador Aderaldo Pinto, o quarto mais bem votado da capital.

Emocy
O nome da Upinha é em homenagem à mãe de Gustavo Krause (DEM), ex-governador, presente à solenidade e onde fez um discurso bem emocionado, lembrando da infância dele no bairro da Torre.

Até aqui
A resposta tranquila do governador Paulo Câmara (PSB) de que o número de crimes em Pernambuco, no fim de semana, tinha sido mais de 30, conforme questionava uma jornalista, foi mais impactante do que os quase 80 homicídios cometidos. Ao explicar essa explosão do crime, um dos assessores do Pacto Pela Vida destacou que os crimes no estado começam a se acentuar a partir do dia 20 de cada mês, que é quando começa a cobrança da conta do tráfico.

Agora é no painel
Tecnologia é um avanço, mas muitos dos 49 deputados, tal como o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), vão ter que recorrer a um suporte técnico para aprender a lidar com os novos equipamentos do recém-inaugurado plenário, a começar placar eletrônico. O que não faltam por lá são analfabetos digitais.