Diario político

Claudia Eloi (interina)
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 02/01/2018 03:00

À espera do dia 24

Janeiro de 2018. Os olhos e ouvidos da classe política e de boa parte dos eleitores estão voltados para o julgamento da apelação do ex-presidente Lula (PT), marcado para acontecer no dia 24 deste mês, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. A decisão pode definir participação oficial ou não do líder petista nas eleições presidenciais. E, por tabela, dá um novo ritmo ao xadrez político na composição dos palanques nacionais e presidenciais.

Aliados do presidente Michel Temer (PMDB) a exemplo do ministro da Defesa Raul Jungmann (PPS), e os simpatizantes da candidatura de Lula, como o governador Paulo Câmara (PSB), externam o desejo de ver o petista na campanha presidencial como candidato. A oposição diz que só assim terá a chance de “derrotar o mito” e que Lula não é imbatível. Já o PT e seus apoiadores alegam que Lula será eleito presidente do Brasil pela vontade popular.

Enquanto o dia 24 não chega, o PT nacional orientou seus diretórios a não deixar o caso Lula no esquecimento. Na análise dos dirigentes petistas, a mobilização, aliada à realização de eventos de rua dos mais diversos e a pressão popular podem “virar o jogo” em favor do ex-presidente. No dia em foi divulgada a condenação do ex-presidente não houve qualquer reação nas ruas, nem a favor ou contra.

Lula foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro em um dos seis processos em que é réu ligado à Operação Lava-Jato. O líder petista poderá ficar inelegível, caso a sentença em segunda instância seja mantida. Agora é esperar para saber se Lula será inocentado, como defendem seus advogados, e sairá de Porto Alegre como presidenciável ou será impedido de disputar a eleição.

Retorno às origens
O deputado Álvaro Porto (PSD) acompanhou o senador Armando Monteiro (PTB) numa agenda movimentada, em Garanhuns, na semana que antecedeu o ano novo. A dupla se encontrou com o prefeito Izaias Régis (PTB), o vice, Haroldo Vicente (PSC), e vereadores. Também visitou empresários e percorreu ruas do centro, cumprimentando quem passava pela frente. As constantes idas de Porto a Garanhuns estão sendo interpretadas como seu provável retorno ao PTB e a possível aliança com Izaias neste ano.

Andanças
Cotado para disputar o governo do estado pela oposição, o ex-ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) aproveitou os festejos natalinos para se aproximar do eleitor. O político foi visto circulando por Gravatá ao lado do ex-presidente estadual do partido, deputado Antônio Moraes, e do prefeito da cidade, Joaquim Neto (PSDB), durante o Natal Luz. O prefeito é tido com um forte cabo eleitoral para a campanha de Bruno ao governo do estado contra o governador Paulo Câmara (PSB).

Santo Paulo
A deputada estadual Laura Gomes (PSB) foi longe ao elogiar o trabalho do governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição, para levar água ao município de Riacho das Almas.

“Enquanto São Pedro não vem, nós temos São Paulo”. Paulo e a comitiva estiveram na cidade para iniciar a pré-operação da inversão da adutora de Jucazinho, restabelecendo o abastecimento de água na cidade.

Última chance
As pessoas que não tiveram envolvimento na política e desejam disputar a eleição deste ano pelo Partido Novo devem se apressar. A sigla exige que os pretendentes participem de uma rigorosa avaliação. O 3º edital do processo de seleção dos futuros pré-candidatos do Novo será aberto no dia 13 deste mês.

Seleção rigorosa
A prova é exclusiva para candidatos do Novo a deputado federal (no Distrito Federal), deputados estaduais e federais. Os interessados farão prova objetiva e discursiva, além do envio de currículo profissional e um vídeo pessoal. Maiores informações pelo link. https://querosercandidato.novo.org.br

Sem perder tempo
O vereador André Régis (PSDB) já começa a tocar sua pré-candidatura para deputado federal. O pontapé inicial será o lançamento de uma coletânea de seus discursos na Câmara Municipal com ênfase na educação. O parlamentar criou a plataforma de monitoramento nas escolas públicas para fazer um raio x  dos colégios munipais e creches do Recife.