Painel político

por Daniela Lima/folhapress

Publicação: 08/01/2018 03:00

Caminho das pedras

Michel Temer vai gravar participações nos programas do Sílvio Santos e do Ratinho para explicar a nova proposta de reforma da Previdência. O presidente acertou os compromissos ontem, em um longo almoço na casa do dono do SBT, em São Paulo. Durante a conversa, Silvio, um dos maiores comunicadores do país, justificou o convite ao emedebista. “Eu não entendo o que vai ser votado”, disse. “Quero que você vá lá e me explique. Se eu entender, o povo entende.”

Vem pra cá!
Temer vai gravar entrevistas para as duas atrações do SBT no dia 18. Anfitrião do encontro, Silvio Santos convidou a família para almoçar com o presidente, que foi acompanhado do ministro Moreira Franco. O deputado Fábio Faria (PSD-RN), genro do apresentador, também participou.

Só um milagre
Dirigentes de partidos da base aliada dizem que, apesar do esforço do Planalto, será difícil aprovar a reforma em fevereiro. Na ponta do lápis, calculam, faltam 30 votos que o governo não tem de onde tirar.

Ame quem te ama
O ministro Gilberto Kassab (Comunicações) tem dado sinais cada vez mais claros de que sua prioridade é fechar uma aliança com o PSDB. No sábado, ao encontrar um aliado do governador Geraldo Alckmin (SP), o presidenciável tucano, despediu-se com um: “Estamos juntos!”.

Pau para toda obra
As indicações de Kassab levaram o grupo de Alckmin a acreditar que ele irá compor com o PSDB independentemente da decisão de José Serra (PSDB-SP) de concorrer ou não ao governo de SP.

Unidos...
Semanas antes do recesso parlamentar, Serra e Kassab (PSD), foram juntos à casa de um cacique do centrão falar sobre 2018.

... venceremos?
Os dois deixaram o anfitrião confuso. O tucano chegou falando sobre a disputa pelo Planalto, enquanto Kassab tentava embicar o papo para as alianças na corrida ao governo de SP.

De longe
Em comunicado à militância, dirigentes do PT disseram que o ex-presidente Lula deve mesmo acompanhar de São Paulo o julgamento no TRF-4, em Porto Alegre, que pode definir seu futuro político.

Encontro marcado
“Lula ficará provavelmente em SP, onde haverá ocupação da Paulista desde cedo, e será recebido pela militância no final da tarde”, diz o texto.

Do zero
O Livres –primeiro grupo entre os que pregam a renovação na política a ser vítima dos tradicionais acordos de cúpula– define em 15 dias em quais partidos vai abrigar seus candidatos. O movimento, que deixou o PSL após a filiação de Jair Bolsonaro, já havia estruturado 200 núcleos pelo país.

Afinidades
Paulo Gontijo, que coordena o Livres no Rio de Janeiro, diz que serão feitas consultas a todos os diretórios estaduais. A organização vai tentar respeitar os alinhamentos regionais. As conversas com outros partidos ainda não começaram. O Novo, que segue cartilha liberal, é visto como opção.

TIROTEIO

"Após o contraste da propalada austeridade com a evolução patrimonial, admiradores de Bolsonaro talvez adicionem um 'n' ao 'mito'."
DO DEPUTADO CHICO ALENCAR (PSOL-RJ), sobre a reportagem da Folha que exibiu a multiplicação dos bens da família Bolsonaro após ingresso na política.

CONTRAPONTO

Ao mestre, com carinho


O escritor Carlos Heitor Cony esteve no centro do programa Roda Viva, da TV Cultura, em 1996. Perguntaram ao cronista o que o divertia.
– Antes de mais nada, a política me diverte muito – iniciou Cony.
–Tive um professor no seminário que dizia: ‘Vocês devem preferir morrer a se banalizarem’. (...) Se esse professor me visse hoje, escrevendo sobre [Henrique] Hargreaves, José Sarney, Bresser-Pereira... Ele ia dizer: ‘Onde está você’?– prosseguiu.
– Mas eu me divirto. É como a frase que diz: já que não posso chorar, eu rio!