Diario político

por Marisa Gibson
marisa.gibson@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 01/05/2018 09:00

Armados para guerra

O PT do Recife, comandado agora pelo ex-tesoureiro Demetrius Fiorante, eleito presidente no último sábado,    promete para esta semana formalizar ao diretório estadual o pedido de aliança com o PSB para a sucessão estadual, iniciando assim um novo round contra a candidatura ao governo do estado do pelo PT da vereadora Marília Arraes. À frente desse movimento, Oscar Barreto, vice-presidente estadual do PT e irmão do ex-presidente da sigla Osmar Barreto que se filiou ao PCdoB junto com o ex-deputado João Paulo. É um batalhão alimentado pelo PSB que quer tirar Marília de campo para, através dessa  aliança,  beneficiar-se com a popularidade de Lula, uma garantia para a reeleição do governador Paulo Câmara (PSB). Vejam, sexta-feira passada, no encontro da  UVP, em Belo Jardim, cerca de 600 vereadores aplaudiram de pé e repetiram um nome de “Lula”, “Lula”, “Lula”, alguns emocionados, após discurso feito em defesa do ex-presidente pelo deputado federal Sílvio Costa (Avante), pré-candidato ao Senado. Marília, além do sobrenome Arraes, está em campo há muito tempo.”Não tem um município que eu vá e não visite os sindicatos dos trabalhadores rurais. Como meu avô, em todo município do estado tem uma casa para eu beber água, temos construído nossa candidatura de baixo para cima” costuma dizer a vereadora. Em tese, uma  aliança do PT com o PSB garantiria um futuro para o senador Humberto Costa e Oscar Barreto e, indiretamente, João Paulo e Osmar Barreto, hoje no PCdoB. Com a candidatura ao governo, Marília seria a mais beneficiada, até mesmo se fosse derrotada. Mas, em compensação, o PT voltaria a ser protagonista na cena política local. Argumenta-se que concorrendo ao governo sem alianças, o PT não elegeria ninguem para a bancada federal, mas o partido já sobreviveu quatro anos nessa condição.

Chapa federal 
Embora tenha vacilado na formação da chapa para deputado estadual, o PSDB não descuidou da chapa para Câmara dos Deputados: Bruno Araújo, colocado como alternativa para o Senado, deve disputar a reeleição, assim como Betinho Gomes. O ex-governadorJoão Lyra Neto e o vereador André Régis também estão na disputa. O ex-governador Joaquim Francisco ainda está refletindo se concorre ou não.

Parcerias
Kaio Maniçoba (SD), deputado federal que disputa a reeleição, fechou parceria com o candidato a deputado estadual Antônio Fernando, de Ouricuri. Com isso e mais os apoios dos municípios de Bodocó, Araripina, Trindade, Exu e Santa Cruz, Maniçoba espera ser um dos deputados majoritários da região.

Baixou a bola
Com exceção do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) que, sempre que tem portunidade, denuncia o Governo Paulo Câmara (PSB) pelo “desmonte” da segurança do estado, a oposição baixou a bola, desde que o governo federal passou a ser responsável pela segurança pública.

Na chuva
Ontem, Paulo Câmara entregou, no Quartel do Derby, 165 novas motocicletas para uso da Polícia Militar. Esse é o primeiro lote das 700 motos que serão entregues ao longo dos três meses. O valor da aquisição foi R$ 20,3 milhões financiados pelo BNDES.

Meio século
Neste mes faz 50 anos que o Maio de 68, movimento estudandil que se iniciou uma grande onda de protestos na França a favor de reformas no setor educacional e que evoluiu para uma greve de trabalhadores,balançando o governo do então presidente da França, Charles De Gaulle.

Eleições livres
A repercussão do Maio de 68 foi mundial e provocou uma revolução no comportamento de muitosjovens. Hoje, taribui-se ao movimento um caráter mais cultural. Na época, porém, os franceses pediam eleições livres.Pressionado, De Gualle convocou novas eleições, candidatou-se e foi reeleito.

Caruaru e Curitiba
O 1º de Maio, dia sagrado do trabalhador, está mudando. Um shoppping, em Caruaru, anunciou que  funcionará em horário especial. Enquanto a CUT faz protesto pela liberdade de Lula no Recife e manda uma comitiva a Curitiba para reforçar as manifestacões a favor do ex-presidente.