PAULO CâMARA » No corpo a corpo com as lideranças do interior

Rosália Rangel
rosalia.rangel@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 23/05/2018 03:00

Nas viagens que tem feito pelo interior do estado, o governador Paulo Câmara (PSB) tem dividido o tempo entre as agendas administrativa e política. O socialista, que tentará a reeleição, tem intensificado as incursões pelo interior do estado, buscando estreitar os contatos com as lideranças locais, mesmo as que estão em lados opostos a quem comanda a cidade. Na última segunda-feira, o governador passou por quatro municípios da Mata Sul (São Benedito do Sul, Jaqueira, Palmares e Ribeirão), acompanhado de deputados (federal e estadual) com reduto eleitoral nas cidades, além de secretários estaduais.

Em Jaqueira, por exemplo, Paulo Câmara inaugurou (entre outras atividades) a nova sede da prefeitura, ao lado do  prefeito Marivaldo Andrade (PT). Antes de deixar a cidade, no entanto, esteve na casa do ex-prefeito Amadeu Henrique (PSD), que governou o município por oito anos e hoje faz oposição à atual gestão. Já em Palmares, durante os eventos públicos, colocou lado a lado o ex-prefeito João Bezerra (PSB) e o atual  Altair Júnior (MDB), adversários na campanha passada.

No município, o governador lançou o Chapéu de Palha-Cana, projeto que, recentemente, foi alvo de crítica na Assembleia Legislativa por ter, segundo a bancada de oposição, reduzido recursos do programa. De acordo com o governo, em 2017, foram cadastrados mais de 48 mil trabalhadoras e trabalhadores no Chapéu de Palha, envolvendo um investimento total de cerca de R$ 40 milhões. Em 2018, há uma previsão de crescimento em torno de 10% no número de inscritos em cada uma das modalidades (fruta, pesca e cana).

As visitas realizadas pelo governador aos municípios têm criado expectativa entre os aliados do socialista. O prefeito de Carnaíba, José Anchieta (PSB), afirmou que na região os correligionários  aguardam para “em breve” a presença de Paulo Câmara. “No Pajeú, a educação tem sido a força para nossa juventude acreditar que vamos superar os obstáculos”.

Uma nova agenda já está sendo organizada para os próximos dias. Dessa vez, a maratona deverá passar pelo Agreste. Além dos deputados que buscam renovar os mandatos, Paulo também tem sido acompanhado pelo seu exchefe de gabinete João Campos (PSB), pré-candidato a deputado federal.