Saia justa para Fernando Haddad em Pernambuco Petista cotado para "plano B" em uma eleição sem Lula vai encontrar-se, no mesmo dia, com Paulo e Marília

Cláudia Eloi
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 23/05/2018 03:00

O ex-prefeito de São Paulo e um dos principais interlocutores do ex-presidente Lula, Fernando Haddad (PT), será colocado numa saia justa ao desembarcar em Pernambuco nesta sexta-feira para cumprir agenda política. O petista terá encontro com o governador Paulo Câmara (PSB) para dar continuidade ao processo de aliança com o PT no estado. Também está agendada uma reunião com a vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), que trabalha na direção contrária aos interesses do PSB e defende candidatura própria da sigla.

A petista e seu grupo político vêm trabalhando para a legenda não subir no palanque do PSB. No último domingo, Marília realizou um ato político para enfatizar que levará sua candidatura até o final, mesmo contrariando parte do PT que atua para uma aliança com o PSB no estado. “A agenda de Haddad com Marília no mesmo dia que ele se reunirá com Paulo Câmara para discutir aliança é conflitante. Isso criará um constrangimento para Haddad”, comentou um petista em reserva.

No dia 10 de junho o PT se reunirá para decidir por candidatura própria ou fazer aliança com o PSB no estado. Oficialmente, a vinda do ex-prefeito de São Paulo será para assistir a uma apresentação na área de educação. Haddad recebeu de Lula a missão de visitar os estados considerados vitrines pelo líder petista. Além de Pernambuco, o Maranhão e a Paraíba foram incluídas no rol de gestões que têm muito a contribuir com o plano de governo do PT na campanha presidencial.

Lula presidente
Ontem, as executivas estadual e municipal do PT do Recife definiram as programações para o lançamento da pré-candidatura de Lula à presidência da República. Serão diversos atos descentralizados que ocorrerão em todo o país no dia 27 deste mês. No Recife, haverá uma manifestação, às 9h, na orla de Brasília Teimosa, no Pina. O local é simbólico para o PT. No seu primeiro governo, Lula visitou o local acompanhado de seus ministros e do ex-prefeito João Paulo. De acordo com o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, a direção do partido expediu orientações para que os 110 diretórios municipais façam suas programações enquanto que as 15 cidades polos como Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, dentre outras, façam atos maiores.