DP EM DIA » Sem Crise

por Rhaldney Santos
r.santos@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/06/2020 03:00

Em oportunidade de entrevista exclusiva com o general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo do presidente Jair Bolsonaro, ele revelou que identifica as divergências entre os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo como normais dentro de um regime democrático. “Eu não vejo as instituições em risco nem a democracia em risco. Não está acontecendo nada que possa impedir o funcionamento das instituições.” O general afirma: “Harmonizar os poderes é uma obrigação constitucional.” Sobre a repercussão desse tema na sociedade, “não acredito que a maior parte da população esteja interessada nessas disputas pessoais e institucionais.”

Para Santos Cruz, o Partido dos Trabalhadores “se perdeu completamente na corrupção e na demagogia. Os escândalos inviabilizam qualquer credibilidade naquilo que fala o ex-presidente Lula.” Sobre as manifestações que têm tomado as ruas em apoio ou contra o governo Bolsonaro: “São legítimas e dentro do espírito democrático. O que não pode é haver violência e destruição ao patrimônio público e privado. Para pessoa de qualquer grupo que gere violência, é simples. Está infringindo o código penal, é caso de polícia, dever ser feito inquérito, investigação e punição.”

Todos no Enem
O grupo Mulheres do Brasil está preparando uma ação judicial para solicitar a reabertura do prazo de inscrição no ENEM. Colaborando com a campanha “Pretos no Enem” o grupo conseguiu o apoio de diversos empresários e profissionais que realizaram o pagamento da taxa de inscrição para milhares de pessoas, independente de raça, em dificuldades financeiras. Mesmo assim o MEC aponta que mais de 300 mil estudantes não conseguiram se inscrever. Roseana Faneco, líder do grupo em Recife, afirma que com a reabertura e ampliação do prazo é possível alcançar recursos e garantir todas as inscrições.

Por definir 1
Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo no Senado, revela que continua esperando a definição do deputado Raul Henry (MDB), presidente do partido em Pernambuco, sobre se será candidato à Prefeitura do Recife nas próximas eleições.

Por definir 2
Já Raul Henry me falou que: “Assim que o calendário eleitoral for confirmado, iremos retomar as conversas. Com os outros partidos e dentro do nosso MDB. Para mim, por enquanto, todas as hipóteses estão sobre a mesa.”

Safra solidária  
Segundo Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco - Sindaçúcar, o pool de instituições integrando o setor sucroenergético, AD Diper, UFPE e Ministério Público Federal, já conseguiu distribuir gratuitamente mais de 130 mil litros de álcool 70, anticéptico e bactericida. Prefeituras, polícias, creches, abrigos de idosos e hospitais estão entre os principais beneficiados. É de se destacar que a doação tem sido feita em pleno período da entressafra da cana.

O remédio
O dr. George Trigueiro, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco, afirma que: “Nós estamos saindo de um estado de crise para um estado de calamidade financeira...É preciso que venha um plano que traga empréstimos com juros subsidiados, prazo e carência para pagamentos. Só assim vamos poder retomar a economia.”

Está de volta
A estudante pernambucana Maria Fernanda Viegas Fernandes, que estava em Toronto no Canadá e teve seu voo de volta para o Brasil cancelado pela companhia aérea por conta da pandemia do coronavírus, finalmente conseguiu embarcar. Fernanda cumpriu uma saga que passou por Miami, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile, onde teve o temor de novo cancelamento da ponte aérea e sofreu restrições. “Não podia sair. Tive que dormir no aeroporto. E até pedi comida.” Agora Nanda está bem e feliz na casa da família no Recife.