Votação sobre indicações é secreta

Publicação: 09/07/2020 03:00

Outro problema que atrapalha a apreciação dos nomes para as embaixadas é que, tanto na CRE quanto no plenário, a votação é secreta, e, por enquanto, o sistema de deliberação remota do Senado não oferece a possibilidade de sigilo do voto. Devido às limitações e, sobretudo, ao alto risco de contágio da covid-19, o presidente da CRE, Nelsinho Trad (PSD-MS), pediu paciência diante da situação.

“Se a gente insiste e volta a funcionar (presencialmente) e um desses funcionários acaba contraindo essa doença e acaba falecendo, como nós vamos nos sentir diante disso? Então, não dá para brincar, vamos esperar baixar essa onda e, a partir daí, com mais segurança, a gente poder retomar os trabalhos. Infelizmente, nós estamos num momento atípico, as pessoas têm que entender isso”, comentou o senador, em entrevista à Agência Senado.

Por meio da sua assessoria de imprensa, o Ministério das Relações Exteriores informou que “o Itamaraty compreende os motivos que levaram as mesas diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados a adotarem, temporariamente, medidas de restrição do funcionamento de suas comissões”. A pasta disse, também, esperar que ambas Casas Legislativas “possam retomar seus trabalhos assim que possível, especialmente no que toca à realização de sabatinas de novos chefes de missão diplomática no exterior e à sua apreciação em plenário”.