Manaus em evidência, prefeito citado

Publicação: 20/04/2021 03:00

O colapso do sistema de saúde de Manaus (AM) é outro tema abordado. Inclusive, o prefeito da cidade, Davi Almeida (Avante), é o único chefe de Executivo Municipal citado nominalmente no documento. Há o plano de criação de sub relatorias, para organizar os avanços da investigação. Serão quatro temas, cada um deles com diversos tópicos. O primeiro é “vacinas e outras medidas de contenção do vírus”; depois, vem o “colapso da saúde em Manaus”, na sequência, “Insumos para tratamento de enfermos” e “emprego de recursos federais”.

Se o documento for aprovado como está, senadores investigarão, dentre outras coisas, o atraso na vacinação, a luta de Jair Bolsonaro contra o isolamento social, a falta de oxigênio e a suposta omissão de autoridades, o lançamento do aplicativo TrateCOV (que inicialmente serviria para divulgar o tratamento precoce defendido pelo presidente, que não tem eficácia comprovada), a aquisição de medicamentos sem eficácia comprovada, a falta de kit intubação nas UTIs do país, o repasse de recursos federais para estados e municípios e a fiscalização de contratos firmados pelo Ministério da Saúde.

Pazuello também será ouvido como testemunha, junto ao general Edson Pujol, ex-comandante do Exército, que também prestará esclarecimentos sobre a produção de cloroquina por militares. Marcelo Queiroga aparece no documento no trecho que trata da falta de insumos do kit intubação. (Ingrid Soares, do Correio Braziliense)