Presidente deve depor à PF até o próximo dia 28

Publicação: 19/01/2022 03:00

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve comparecer à Polícia Federal até o próximo dia 28 para prestar depoimento no processo de vazamento de informações sobre as urnas eletrônicas. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu 60 dias para que o chefe do Executivo se apresente.
 
O prazo foi dado por Moraes ainda em 2021. O magistrado é o relator do inquérito que investiga a divulgação de dados sigilosos de um ataque hacker ocorrido contra o sistema do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) em 2018.
 
A investigação foi aberta a pedido do TSE, que entendeu que as afirmações de Bolsonaro em uma live, no ano passado, diziam respeito ao inquérito das fake news. A análise também contempla o deputado Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado Victor Neves Feitosa Campos, responsável pelo inquérito do ataque hacker e que foi afastado do caso por ordem do ministro — ambos já foram ouvidos pela PF.
 
Logo após a transmissão, o presidente publicou, em suas redes sociais, um link contendo o inquérito sigiloso. A PF ainda não havia terminado a investigação, portanto, não poderia ter o material divulgado.
 
O caso ocorreu em julho de 2021, quando o presidente levantou suspeitas sobre a veracidade das urnas durante a tradicional live semanal das quintas-feiras. Cinco dias depois, fez as afirmações que entraram na mira do TSE.