EDMAR LYRA » MDB quer força

edmar.lyra@hotmail.com

Publicação: 28/03/2024 03:00

Partido que governou Pernambuco pela última vez entre 1999 e 2006, sob a liderança de Jarbas Vasconcelos, o MDB desde que deixou o Palácio do Campo das Princesas perdeu seu protagonismo, tendo elegido o próprio Jarbas para o Senado em 2006 e 2018, e Raul Henry como vice-governador em 2014. Sua última disputa majoritária no Recife foi em 2008, e desde 2012 tem marchado com o PSB na capital pernambucana.

Em 2024 não será diferente, o partido anunciou apoio à reeleição do prefeito João Campos, isso se deu após especulações de que pudesse ter candidatura própria no Recife, mas agora o objetivo da legenda será triplicar sua bancada na Câmara Municipal, composta atualmente por Samuel Salazar, e que ganhou o reforço do também vereador Tadeu Calheiros, eleito pelo Podemos em 2020.

Durante o evento, o prefeito João Campos afirmou que irá trabalhar para tornar o MDB grande no Recife, o senador Fernando Dueire elogiou o prefeito e afirmou que o encontro dizia mais do que qualquer palavra, enquanto o presidente do partido, Raul Henry, disse que a construção foi feita através de muito diálogo e a aliança mantém uma tradição iniciada por Jarbas e Eduardo em 2012 na capital pernambucana.

Em defesa das policiais e bombeiras - Mulheres recebem o apoio do deputado estadual Gilmar Júnior pelo fim das faixas salariais. Durante reunião da Comissão de Saúde da Mulher, na Alepe, o parlamentar destacou que mulheres policiais e bombeiras precisam de valorização e dignidade no exercício das funções e que isso impacta, diretamente, no enfrentamento à violência contra a mulher. De acordo com Gilmar Júnior, não podemos esperar o ano de 2026 para que essa valorização aconteça.

Afastamento
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal derrubou trechos da Constituição de Pernambuco que previam licença por prazo superior a 120 dias, sem remuneração, para que deputados estaduais tratassem de assuntos de interesse particular. No voto que conduziu o julgamento, o ministro Flávio Dino destacou que a Constituição Federal impõe aos estados a observância das mesmas regras aplicáveis aos membros do Congresso Nacional quanto às licenças e às hipóteses de perda do mandato. Assim, os estados não podem ter regras diferentes. O STF fixou o entendimento de que o afastamento do deputado estadual por razões de interesse particular, superior a 120 dias, causa a perda do mandato eletivo.

Janela
Segundo o site oficial do Ministério Público Eleitoral, será 5 de abril o prazo final da chamada janela de migração partidária (que começou em 7 de março). Nesse período, os vereadores podem mudar de partido sem risco de perder o mandato, para concorrer em outubro por outra legenda. Fora da janela, essa mudança só pode ser feita com justa causa em situações específicas, quando há desvio do programa político ou grave discriminação pessoal, por exemplo. Prefeitos e vice-prefeitos, por serem cargos majoritários, podem mudar livremente de partido durante o mandato, até o prazo final de filiação para disputar a eleição de outubro.