Pacheco: Relação com a França é "fundamental" O presidente do Congresso e o mandatário francês, Emmanuel Macron, se encontraram ontem. Na pauta, as relações do Amapá com a Guiana Francesa

Publicação: 29/03/2024 03:00

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou, ontem, ao receber a visita do presidente francês Emmanuel Macron, que a relação do Brasil com a França é “fundamental” frente aos desafios que o país tem a enfrentar.

“O Brasil tem muitos desafios pela frente. Sobretudo, a condução do G20 e a realização da COP 30, que será no Norte do Brasil, no Pará. Naturalmente, que esta relação com a França é fundamental para que sejamos bem sucedidos”, pontuou o senador.

Ele relembrou que, nesta semana, o Senado comemora 200 anos de existência. “Gostaria que fosse um dia habitual de trabalho do Congresso Nacional, para que vossa excelência pudesse testemunhar a vitalidade da democracia brasileira”, disse.

“Espero que (a viagem ao Brasil) tenha sido muito produtiva na celebração dos acordos bilaterais e no fortalecimento das relações bilaterais com o governo brasileiro”, completou.

Macron, sem citar nomes, foi elogioso com os esforços do Congresso e do governo de reconstrução de políticas, após o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “A democracia brasileira é muito viva e o que aconteceu nos últimos anos, tudo que tem sido feito, tem sido para nós uma fonte de inspiração vendo a capacidade de resistência que vocês têm aqui. E nós estamos perfeitamente conscientes do papel que os deputados e senadores eleitos desempenham junto com o Congresso Nacional”, afirmou o francês.

Amapá e Guiana Francesa
Em um segundo momento, o encontro ocorreu a portas fechadas e a participação dos representantes do Amapá na visita chamou atenção. A maior fronteira francesa é com o Brasil, justamente por meio do estado do Amapá com a Guiana Francesa. Assim, o estado estava amplamente representado. Segundo Alcolumbre, portanto, é necessário “estreitar essa relação”. “E institucionalizar essa relação que os irmãos brasileiros e franceses vivem há anos, entre o Oiapoque e a Guiana Francesa”.

“Esse é o sentido da presença do governador, nosso sentido também, buscando resolver alguns gargalos. Por exemplo, nós temos um problema seríssimo no Amapá que é a questão do visto na relação institucional com o outro país. Isto é um problema dramático para os amapaenses, porque para você entrar na Guiana Francesa precisa de visto. E para você sair de Brasília, de São Paulo e do Rio para a França, não é preciso”, explicou o senador presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

De acordo com Alcolumbre, outro problema tratado é o da Ponte Binacional Franco-Brasileira. “A gente não consegue levar os nossos veículos do Amapá, ou do Brasil, para a Guiana Francesa por conta de um acordo da União Europeia que trata dos seguros automotivos”. (Correio Braziliense)