DIARIO POLíTICO » Vai ter troco?

por Ricardo Dantas Barreto
diariopolitico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 29/03/2024 03:00

Na terça-feira passada, nesta mesma coluna, foi revelada a estratégia da base governista de tirar o deputado Romero Albuquerque da CCLJ da Alepe para ter mais um voto a favor do projeto que trata da extinção das faixas salariais dos PMs e bombeiros. Na quarta-feira, a intenção se confirmou. O líder da bancada do União Brasil, Romero Sales Filho, solicitou à Presidência da Casa que Socorro Pimentel substitua Romero Albuquerque. Como entramos no período do feriadão de Páscoa, fica a expectativa do que dirá o presidente Álvaro Porto (PSDB), depois de receber o parecer jurídico da Procuradoria. Para a base governista, é uma tentativa, até porque o placar ainda estaria desfavorável (5 a 4). Na avaliação dos deputados contrários à proposta de escalonar até 2026, foi um tiro n’água porque Romero Albuquerque foi eleito vice-presidente da Comissão para um mandato dois anos. Não poderia simplesmente ser destituído do cargo, como o Republicanos fez com William Brígido, na segunda-feira passada, e ele foi trocado a contragosto por Rodrigo Farias (PSB). O mais provável é que Albuquerque permaneça na CCLJ e aí tudo indica que o placar seja 6 a 3 contra o Governo. Caso a maioria aprove emendas e a extinção das faixas seja dividida em etapas até 2025, o projeto modificado vai para as comissões de Finanças, Administração e Segurança Pública. Por fim no plenário, com as galerias lotadas de PMs e bombeiros e sem o Governo ter a garantia de 25 votos para ter maioria.

Feitosa estranha coincidência
O deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) estranhou a coincidência de dois fatos que ocorreram quarta-feira. O PSDB anunciou apoio à candidata Adilma Lacerda (PP), ligada ao deputado Romero Sales Filho (UB), e ainda vai indicar o vice. No mesmo dia, Sales pediu para trocar o deputado Romero Albuquerque por Socorro Pimentel na CCLJ da Alepe.

“Veio de baixo”  
Quando foi candidato a prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD) bradava que era o liso contra o rico, se referindo ao concorrente Antônio Campos. Pelo visto vai na mesma linha, agora, em favor da sua candidata Mirella Almeida (PSD), dizendo que ela “veio de baixo”.

Mais desaprovado  
Mais uma pesquisa mostra que a desaprovação ao governo de Lula é maior que a aprovação: 48,8% x 46,7%. O levantamento foi feito pelo Paraná Pesquisas sob encomenda do PP. Também coloca Lula  praticamente empatado com Jair e Michele Bolsonaro.

Homenagem na Alepe
Segunda-feira terá homenagem na Assembleia Legislativa a quem lutou contra o Golpe de 1964. Será no Auditório Sérgio Guerra, a partir das 17h. Proposta é do deputado estadual Waldemar Borges (PSB). Domingo, o Golpe Militar completa 60 anos.