EDMAR LYRA » Eleições no Recife

edmar.lyra@hotmail.com

Publicação: 29/04/2024 03:00

Recife voltou a ter eleições diretas em 1985 para prefeito, desde então foram dez eleições, e algumas curiosidades mostram o quanto o eleitor recifense é diferenciado. Das disputas ocorridas, apenas três foram ao segundo turno, 2000, 2016 e 2020, as outras sete foram liquidadas na primeira etapa.

Outra curiosidade é que dentre os vitoriosos no primeiro turno, João Paulo foi quem obteve o melhor desempenho com 56% dos votos válidos em 2004, quando tentava a reeleição, enquanto no segundo turno, a maior votação foi de Geraldo Júlio em 2016 contra o próprio João Paulo, com 58% dos votos válidos. Até o presente momento, apenas João Paulo e Geraldo Júlio conseguiram a reeleição, Roberto Magalhães perdeu o segundo mandato em 2000, enquanto João da Costa sequer foi candidato em 2012.

Os números e o histórico do Recife trazem a luz um possível ineditismo na reeleição de João Campos, caso ele confirme o favoritismo das pesquisas eleitorais. Se ele tiver o que as pesquisas apontam ele poderá ser o prefeito mais bem votado da história do Recife, para um primeiro turno, basta ter 57% dos votos válidos, e se quiser o posto geral, incluindo os vitoriosos no segundo turno, basta atingir 59% dos votos válidos.

O eleitor recifense possibilitou viradas históricas como as de João Paulo em 2000 e 2004, quando disputou como azarão e sagrou-se vitorioso, e a própria de João Campos em 2020, quando virou dez pontos de desvantagem para Marília Arraes no segundo turno e acabou vitorioso com os mesmos dez pontos de vantagem. Mas ao que tudo indica, João poderá repetir seu pai, reeleito com a maior votação da história de PE em 2010, e atingir a maior votação da história do Recife em 2024.

Votos válidos
De acordo com o Atlas/Intel, João Campos seria reeleito com 60% a 63% dos votos válidos, quando excluídos brancos, nulos e indecisos. Se confirmada, já seria a maior votação da história do Recife. Mas pela aprovação obtida pelo socialista, ele tem grandes chances de ampliar essa votação.

Anúncios
Em alusão ao Dia da Caatinga, celebrado ontem, a governadora Raquel Lyra anuncia nesta segunda-feira investimentos para recuperação de áreas degradadas no semiárido pernambucano. Um edital será lançado para organizações da sociedade civil com experiência em recuperação ambiental. Além disso, em parceria com o CEO da Neoenergia, será anunciado um plano de investimentos até 2028, visando modernizar e expandir o sistema elétrico em todo o Estado.

Perda
Os membros da família Coelho, incluindo o ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o deputado federal Fernando Filho, o deputado estadual Antonio Coelho e o ex-prefeito Miguel Coelho, emitiram uma nota lamentando profundamente o falecimento do empresário Rafael Coelho. Reconhecendo suas contribuições para o desenvolvimento de Petrolina, destacaram sua dedicação à cidade e seu legado como empresário e cidadão exemplar. Expressaram solidariedade à sua esposa, filhos e familiares, ressaltando o impacto de sua partida prematura.