Fortalecimento político

Edmar Lyra
edmar.lyra@hotmail.com

Publicação: 18/04/2024 03:00

A mudança de rumo do União Brasil nacional que levou Antônio Rueda à presidência da legenda poderá trazer desdobramentos em Pernambuco com o horizonte de mudança de comando na estadual. Atualmente presidido por Marcos Amaral, cujo mandato vai até 2027, o União Brasil Pernambuco poderá sofrer uma intervenção capitaneada por Antônio Rueda.

O movimento, que teria a anuência dos deputados federais Fernando Filho e Mendonça Filho, levaria o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que foi candidato a governador em 2022, ao posto de presidente estadual da legenda. Aliado do prefeito João Campos após romper com a governadora Raquel Lyra, Miguel Coelho voltaria ao jogo majoritário de 2026, desta vez sob a perspectiva de dirigente partidário.

Liderado pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho, o clã petrolinense nunca conseguiu o protagonismo necessário por não ter o controle de uma legenda, inclusive a própria construção do projeto majoritário de Miguel em 2022 ficou comprometido por não ter o comando de um partido. Então, se confirmando este movimento, Miguel Coelho tornar-se-á um player majoritário para 2026, sendo uma alternativa tanto para o Senado quanto para disputar o governo de Pernambuco pela Frente Popular.
 
Diálogo
Em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, o deputado federal Pedro Campos (PSB) teceu elogios ao ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, por sua condução dos trabalhos à frente da pasta. Em suas redes, o parlamentar elogiou o empenho, seriedade e firmeza do ministro para construir os consensos necessários para o Brasil avançar pelo caminho republicano e democrático. “Múcio nos ensina, diariamente, a utilizar o diálogo como arma para fortalecer a nossa democracia e a nossa nação”.

Vice
O projeto de Lula em emplacar um nome para vice de João Campos não significa que seja do PT. A nota do deputado federal Clodoaldo Magalhães, defendendo que o nome seja da Federação, amplia o escopo para o PV e PCdoB. Existe a possibilidade de Clodoaldo ocupar esse posto ou, ainda, o deputado estadual Gilmar Júnior, líder de votos em PE e Recife. Gilmar tem trajetória ilibada na Alepe e já teve o nome cotado há alguns meses.

Relator
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE) foi designado relator do PLC 12/2024, de autoria do Executivo, que trata da regulamentação dos aplicativos de transporte.  “Nosso objetivo será abrir o diálogo com a sociedade e chegar a um consenso, que sirva aos cerca de dois milhões de profissionais, mas não inviabilize este serviço que se tornou parte da vida diária dos brasileiros”, explicou o deputado, que vai relatar a matéria na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara.