Categoria pede aprovação do projeto de Gleide Associação de Cabos e Soldados apelou aos deputados pela antecipação da extinção das faixas salariais para 2025. Votação vai ser hoje

Publicação: 07/05/2024 03:00

A expectativa para hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), é de muita pressão partindo das galerias para que a maioria dos deputados derrote o projeto do Governo Raquel Lyra que extingue as faixas salariais dos oliciais e bombeiros militares até 2026. Todos os 49 parlamentares receberam apelo da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE) para que aprovem o projeto substitutivo apresentado pela deputada Gleide Ângelo (PSB), que prevê o fim das faixas até 2025. PMs e bombeiros deverão lotar as galerias da Alepe para conferir quem atendeu ao pedido das duas categorias.

“Com trabalho e avanço, estamos na luta buscando o diálogo e ações concretas que garantam dignidade e reconhecimento a esses profissionais tão essenciais para a sociedade”, afirmou Luiz Torres, presidente da ACS/PE.

Às 10h30 de hoje, a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) avalia o projeto substitutivo da deputada Socorro Pimentel (UB), que se trata da proposta original enviada pelo Governo do Estado ao Legislativo. O trâmite se faz necessário e o que for definido será levado novamente às comissões de Administração e Segurança Pública. Como os próprios parlamentares querem dar um fim a esse assunto que já dura dois meses, os pareceres serão apresentados em plenário e o projeto será levado à votação.

No entanto, o projeto de Gleide também pode ser colocado em votação e é justamente por isso que a oposição aposta na pressão das galerias. O governo, contudo, acredita que terá mais de 25 votos para que as faixas salariais sejam extintas de forma escalonada até 2026. O projeto original também estabelece reajustes salariais de 3,5% em 2024, 3,5% em 2025 e 3% em 2026. (Blog Dantas Barreto)