Pré-candidatura de Dani Portela ainda gera embate Psol ratificou o nome da deputada para a disputa pela Prefeitura do Recife e, novamente, Túlio Gadêlha se coloca no meio do caminho da federação

Publicação: 04/05/2024 03:00

A federação Psol/Rede aprovou, por consenso, nesta sexta-feira (03), o nome da deputada estadual Dani Portela (Psol) como a pré-candidata à Prefeitura do Recife. A pré-candidatura da deputada obteve os cinco votos da composição do Diretório Municipal da Federação.

A presidenta municipal da federação, Luiza Carolina, ressalta que a definição cumpriu todas as etapas dos processos internos definidos pelo seu estatuto nacional. “Encerramos esse processo com a tranquilidade de termos esgotado todos os debates internamente. Analisamos as propostas apresentadas e decidimos pelo projeto que representa as nossas lutas”, afirma Luiza.

A porta-voz nacional da Rede Sustentabilidade, Heloisa Helena, veio ao Recife, na última terça-feira (30), para se reunir com o diretório municipal da federação Psol/Rede. Na ocasião, ela reafirmou a autonomia da instância para a decisão sobre a chapa que representa o conjunto dos partidos.

Segundo Dani Portela, agora é momento para pensar nas propostas para a cidade, elaborando um programa de governo com ampla escuta da população. “Vamos iniciar uma série de plenárias temáticas para discutir com os movimentos sociais, universidades, organizações, os principais desafios do Recife e elaborar conjuntamente as nossas propostas de políticas públicas. Esse fazer coletivo é que move essa pré-candidatura, que nunca foi só minha, mas de todo um campo político da nossa cidade”, finalizou a deputada.

Em nota, a Rede Sustentabilidade Pernambuco reforçou que a pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) à Prefeitura do Recife segue nas instâncias cabíveis do partido e da federação Psol/Rede.

“Reforçamos o nosso respeito à história e luta da deputada estadual Dani Portela, mas não reconhecemos a escolha de seu nome como candidata da Federação Rede/Psol no Recife, uma vez que o prazo para a realização das convenções partidárias ainda não teve início e, até lá, esse debate ainda seguirá nas instâncias competentes de acordo com as normativas internas”, diz o texto.